Cotidiano

Manifestação reúne juventude com o tema ‘Independência para quem?’

O movimento conta com estudantes, professores, representantes de movimentos sindicais e também da Igreja Católica 

A 28° edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas, será realizada nesta quarta-feira, 7 de setembro, com concentração às 15h na igreja São Raimundo Nonato, localizada na Rua Sólon Rodrigues Pessoa, 1873, no bairro Senador Hélio Campos.  

Neste ano, o Grupo questiona os 200 anos da independência do Brasil. “Independência para quem? Não podemos falar de independência enquanto houver camponeses sem terra, famílias sem casa, trabalhadores sem direitos e seres humanos sem dignidade”, conta o coordenador do evento e das Pastorais Sociais de Roraima, Danilo Correia.  

O movimento conta com estudantes, professores, representantes de movimentos sindicais e também da Igreja Católica. É uma manifestação popular carregada de simbolismo, um espaço aberto e plural, e conta com a participação de grupos, sociedade civil, igrejas e movimentos sociais comprometidos com a causa dos (as) excluídos (as) e da justiça social. 


A intenção é se reunir para lutar por justiça, liberdade e direito e está aberto a toda população (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Segundo os manifestantes, o Grito dos Excluídos interpela a defender e promover a vida através do tema ‘Vida em primeiro lugar’. A intenção é se reunir para lutar por justiça, liberdade e direito e está aberto a toda população. “Teremos gritos das juventudes, indígenas, mulheres e crianças, sempre na defesa e promoção dos direitos”, finaliza Danilo.