A reunião entre os representantes dos candidatos ao Governo de Roraima nas eleições deste ano definiu, nessa segunda-feira (5), as regras do debate organizado pelo Grupo Folha de Comunicação, em parceria com a TV Cultura.
Dividido em três blocos, o evento será no próximo dia 18, a partir das 9h, e será transmitido pelo portal da FolhaBV, pela rádio Folha FM (frequência 100.3), pela TV Cultura (canal 20) e pelos canais oficiais dos dois veículos de comunicação no Youtube. O encontro será mediado pelo economista Getúlio Cruz, apresentador do programa de entrevistas Agenda da Semana, da Folha FM.
Segundo Cruz, uma nova reunião com os assessores das candidaturas, marcada para a próxima segunda-feira (12), definirá os últimos detalhes, como os temas que serão discutidos. “É possível que algum candidato queira abordar algum outro tema e se os outros concordarem, será incluído”, explicou.
Para o mediador, o debate será a oportunidade para que os programas de governo sejam submetidos ao contraditório e ajudem o eleitor a definir o voto. “Esse contraditório é fundamental e nós temos a expectativa de que esse debate vai servir pra isso”, declarou.
Os candidatos ao Palácio Senador Hélio Campos são: Antonio Denarium (Progressistas), Fábio Almeida (Psol), Juraci Escurinho (PDT), Rudson Leite (PV) e Teresa Surita (MDB). O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.
As regras
Primeiro bloco
Na primeira parte do bloco inicial, o mediador fará perguntas sobre temas gerais. Cada postulante ao Governo, por ordem de sorteio, terá dois minutos para resposta.
Na segunda parte, haverá a primeira rodada de confronto direto entre os candidatos, por ordem definida em sorteio, em que todos os candidatos perguntam e respondem, em formato de revezamento.
O candidato ou a candidata escolhe quem vai responder e terá um minuto para pergunta. A réplica será de um minuto. O tempo de resposta e tréplica será de quatro minutos, tempo administrado pelo candidato ou candidata.
Segundo bloco
Na primeira parte, jornalistas do Grupo Folha e da TV Cultura fazem perguntas, de até um minuto, sobre os temas selecionados e escolhem quem vai responder e quem vai comentar. Todos os candidatos participam. A resposta será de dois minutos e o comentário, de um.
Na segunda parte, Getúlio Cruz fará perguntas programáticas (previamente definidas pela produção e depositadas em uma urna) aos candidatos, que respondem. A ordem de resposta dos candidatos será definida por sorteio. O mediador vai retirar da urna a pergunta para cada, que terá dois minutos para resposta.
Terceiro bloco
No terceiro bloco, as regras serão as mesmas válidas para o primeiro, com confronto direto entre os candidatos, por ordem definida em sorteio, em que todos perguntam e respondem, em formato de revezamento.
O candidato ou a candidata escolhe quem vai responder e terá um minuto para pergunta. A réplica será de um minuto. O tempo de resposta e tréplica será de quatro minutos, tempo administrado pelo candidato ou candidata.
Ao final, cada terá dois minutos para considerações finais. A ordem de fala será inversa do sorteio que abriu o debate.
Outras regras
- Lugar de candidato ausente ficará vazio no estúdio;
- Não haverá plateia;
- No palco, os candidatos poderão levar anotações em papel, mas não poderão exibir aos telespectadores papéis, documentos, fotos, recortes de jornais, revistas. Eles também não poderão usar aparelhos eletrônicos;
- Ataques pessoais, injúria, calúnia ou difamação não serão tolerados;
- Direito de resposta de dois minutos aos candidatos que se sentirem ofendidos, após análise feita pela produção e assessoria jurídica do Grupo Folha;
- Perguntas feitas pelo mediador e os jornalistas convidados serão baseadas no plano de governo registrado pelos candidatos na Justiça Eleitoral;
- Candidato terá o microfone desligado ao término do tempo para pergunta, resposta, réplica, tréplica ou direito de resposta;
- Sorteio para definir a ordem de fala dos candidatos será feito pela produção, com a participação de um representante de cada um, antes do debate.