Os estudantes de cursos superiores que são avaliados neste ano pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 já podem fazer o cadastro de acesso ao sistema e o preenchimento do Questionário do Estudante, uma exigência para a realização da prova.
Esse procedimento deve ser feito até a véspera da aplicação da prova, que será realizada no dia 27 de novembro. O acesso ao sistema pode ser feito diretamente pelo site do Enade.
Neste ano, participam do Enade os alunos calouros e formandos de 26 cursos de bacharelado e superiores de tecnologia, vinculados ao terceiro ano do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A participação no exame é obrigatória e a eventual falta do aluno impede a conclusão do curso e a respectiva colação de grau e concessão do diploma.
O exame, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), tem o objetivo de mensurar a qualidade acadêmica dos cursos de graduação, através da avaliação do rendimento dos alunos concluintes. Ele analisa o conhecimento do aluno sobre os conteúdos curriculares de cada curso e sobre a atual realidade brasileira e mundial, além da forma como ele aplica esse conhecimento no dia-a-dia, através das competências e habilidades desenvolvidas ao longo da formação.
A partir dos resultados das provas, e em combinação com outras avaliações, notas e conceitos são atribuídas a cada curso e a cada instituição. Quanto maior a participação dos alunos no Enade, e quanto melhor for o rendimento dos alunos nestas provas, há uma melhoria dos índices de qualidade acadêmica de cada curso e de cada instituição.
O questionário
De acordo com o Inep, o Questionário do Estudante é uma ferramenta pela qual o estudante responde a perguntas relacionadas a seu perfil, a aspectos de seu curso e de sua formação acadêmica, permitindo ao Instituto uma avaliação mais precisa da qualidade do ensino superior e das atuais condições de oferta dos cursos no país.
O preenchimento deste questionário é requisito obrigatório para a realização do exame e, sem ele, o estudante não terá acesso ao endereço do local onde ele irá fazer a prova. A orientação é de que o questionário seja respondido exclusivamente pelo estudante, sem quaisquer manipulações, influências ou pressões de terceiros. As respostas serão acessadas exclusivamente pelo Inep e, mesmo assim, mantendo o sigilo da identidade dos participantes.
Os estudantes que irão participar do Enade já foram inscritos no sistema pelos coordenadores de cada curso.