O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE) validou o registro de candidatura da deputada estadual Yonny Pedroso (PL), candidata a uma das vagas na Câmara Federal. A decisão ocorreu durante julgamento ocorrido nesta quinta-feira, (08)
O partido União Brasil e o Ministério Público Eleitoral tinham entrado com uma ação de impugnação da candidatura alegando que ela estava inelegível por ter sido condenada em colegiado, por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio.
O relator do processo no TRE-RR, Mozarildo Cavalcanti, julgou procedente a ação de impugnação e votou pelo indeferimento do registro de candidatura. Os demais desembargadores da Corte Estadual não seguiram o relator, validando a candidatura de Yonny Pedroso.
Yonny entrou com recurso em tribunal superior e a maioria dos juízes eleitorais entenderam que enquanto o recurso não for julgado, a candidatura dela está garantida na eleição como deputada federal em 2022.
Defesa
O advogado de defesa da deputada estadual, Leocádio Menezes afirmou que a aprovação do registro de candidatura da parlamentar era tese certa, pois ainda cabia recurso na condenação.
“Hoje, tivemos a oportunidade de participar de um julgamento histórico no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima. Por maioria, os Juízes eleitorais acataram a tese por nós levantada e defendida. Em um processo democrático eleitoral, a justiça e a vontade do povo deve prevalecer. Hoje, a justiça esteve ao lado de Yonny Pedroso, essa mulher guerreira, lutadora e defensora das mais diversas causas em favor da mulher roraimense” disse o advogado.