Um simples jogo tabuleiro disputado entre dois jogadores de natureza recreativa e competitiva, em que o principal objetivo dos participantes é atingir a peça rei do adversário com um xeque-mate, é capaz de aumentar a velocidade do pensamento, ajudar na concentração, desenvolver criatividade e maturidade intelectual, além de trazer outros inúmeros benefícios.
Isso acontece, porque para vencer no xadrez, é necessário utilizar muitas técnicas e estratégias no decorrer do jogo. O desenvolvimento da atividade colabora para o avanço da criatividade e da autoestima do jogador. Por este motivo, o jogo passou a ser utilizado em muitas escolas com intuito de colaborar no progresso da aprendizagem.
De acordo com o professor de domínio psicomotor, Carlos Feu, o xadrez é um esporte bastante cognitivo e tem valores que são transmitidos para a vida.
“O xadrez precisa de muita concentração, autodisciplina, autocontrole e elaboração de estratégias, porque se você fizer uma movimentação errada, o efeito dela vai ser desastroso. A gente pode aplicar isso para a vida, utilizando essa capacidade cognitiva de organização das ideias. Então, os benefícios, além da prática esportiva, estimulam a organização do pensamento, de estratégias e de criatividade”, pontuou.
“É uma modalidade que uma vez praticada desenvolve muito o raciocínio lógico e a concentração. As crianças que praticam têm mais facilidade para compreender matérias escolares. O xadrez melhora muito a memória. Eu costumo dizer que o xadrez é a ginástica do cérebro”, disse o enxadrista e também professor, Cesar Cheres.
Beatriz Cheres, 14 anos, joga xadrez desde os 5 anos, e embora não tenha muitas memórias antes da prática, ela afirma que já passou um tempo sem praticar o esporte e quando voltou conseguiu perceber o poder do jogo de tabuleiro.
“Eu jogo xadrez há quase 10 anos, mas tive que fazer algumas pausas e quando eu voltei eu percebi que estava mais concentrada e mais criativa, isso ajudou bastante nas matérias da escola”, relatou.
A matemática é uma das disciplinas que mais consegue resultados positivos com o xadrez. O jogo ajuda na assimilação de vários conteúdos como probabilidade, progressões geométricas e geometria plana, visto que o aluno deve desenvolver um raciocínio, criar uma tática de jogo, prever ações e resolver conflitos. É o caso do Vinícius Carvalho, de 11 anos.
“Eu aprendi a jogar xadrez sozinho aos 7 anos e isso me ajudou muito nos estudos, principalmente em matemática, porque eu aprendi matemática por causa do xadrez. Antes disso eu não sabia muito”, contou.
Conheça algumas das vantagens do xadrez
Ao jogar xadrez, o aluno pode adquirir habilidades como:
1. Maior desenvoltura ao tomar decisões;
2. Treinamento do pensamento crítico;
3. Maturidade intelectual;
4. Poder de análise de consequências;
5. Aumento da disciplina;
6. Responsabilidade das ações;
7. Promover a confiança;
8. Aumento da velocidade de pensamento;
9. Desenvolver a criatividade;
10. Exercitar o cérebro.