O evento de Abertura Oficial da Colheita de Soja no Cerrado de Roraima será realizado neste sábado, 10, na Fazenda Savana, localizada na BR-401, município de Bonfim. Antecedendo o evento, hoje, 9, uma palestra aberta ao público ocorre com o jornalista político, Caio Coppolla, no Auditório da Faculdade Cathedral, às 19h30.
De acordo com o presidente da Aprosoja-RR, Falavinha Geraldo, os eventos são destinados em especial aos produtores rurais, técnicos, comércio geral e autoridades do agronegócio. O palestrante Caio Copolla irá abordar a importância da soja, levando informações sobre o agronegócio no Brasil.
No estado de Roraima a cultura da soja faz parte de uma das principais cadeias do agronegócio e teve crescimento abundante no Estado. Segundo o diretor financeiro da Aprosoja-RR, estima-se colher em torno 130 trinta mil toneladas de soja, o equivalente a nove mil carretas carregadas.
“A expectativa de colheita esse ano está muito boa, pelo fato de ter sido um ano de chuvas bem regulares. A soja está crescendo aqui de ano a ano. No ano passado nós plantamos 70 mil, esse ano já passamos para 100 mil. Há uma expectativa que para o próximo ano talvez a gente chegue em torno dos 150 mil sacos. Está mais do que provado que a soja é uma cultura viável no serrado do estado de Roraima”, contou.
O evento que é realizado anualmente, marca uma importante fase para o agronegócio, levando a importância da exportação do produto para diversos países e também sendo utilizado em Roraima.
LEIA MAIS AQUI
+ Roraima plantou 80 mil hectares de soja em 2021, conforme dados da Seapa
+ Roraima aumenta produção de soja em cerca de 40%
+ Maioria da soja produzida em Roraima é exportada para a Rússia