Mais uma vez, este ano, a Folha flagrou adolescentes usando droga na praça do bairro 13 de Setembro, zona Sul. Eram cinco jovens, ontem à tarde, entre eles uma menina de aproximadamente 12 anos. Ao verem o carro da reportagem, um deles jogou fora o cigarro de maconha. Outro pegou um pedaço de pau e fez gestos obscenos.
Segundo moradores próximos, os adolescentes continuam utilizando o local para consumir drogas, se prostituírem e até assaltarem. Na noite de anteontem, por exemplo, um homem foi surpreendido por um grupo de jovens, integrantes da galera do bairro. Eles estavam em uma arquibancada, usando droga, quando a vítima passou andando por perto.
“Vários galerosos correram e cercaram o homem. Depois deram uma paulada nele, tomaram os pertences e correram. Tivemos que ligar para o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], que chegou e elevou o homem ao hospital”, relembrou um morador, que preferiu não se identificar.
Os marginais, entorpecidos, atacam principalmente aos finais de semana. O bairro 13 de Setembro também é um movimentado ponto de venda de drogas. A Polícia Militar foi acionada, mas, apesar das rondas, ainda na noite do domingo, não conseguiu apreender os infratores.
“Não podemos mais sair nas ruas à noite porque esses jovens ficam drogados e nos atacam. Eles roubam para sustentar o vício. É uma pena. Tão novos e já perdidos no mundo da droga”, lamentou outra moradora.
A praça fica perto de duas escolas públicas. Alunos também já foram atacados, segundo os moradores. Policiais militares do Ronda no Bairro, que atendem aquela área, informaram que vão intensificar as ações pelas imediações da praça. (AJ)