O piloto paraense Alexandre Gleuco Costa, 45 anos, que estava desaparecido há uma semana em uma região de mata próxima a um garimpo no Sumaúma, município de Mucajaí, foi encontrado neste sábado (10.09).
Segundo informações repassadas para a Folha, ele foi encontrado por vaqueiros de uma fazenda naquele município que tinham entrado na mata em busca de um gado perdido e acharam o piloto do outro lado do rio.
Ele foi levado para a fazenda onde reencontrou os familiares e amigos e recebeu atendimento médico. Alexandre estava descanso e sem camisa, perdeu peso e estava desidratado.
Algumas perguntas ainda não foram respondidas: onde está o avião que ele pilotava? o que aconteceu para ele desaparecer? Ele estava sozinho durante o período que ficou desaparecido?
O caso
O desaparecimento de Alexandre foi repassado à Folha pelo Movimento Garimpo é Legal, na quinta-feira, 8.
Segundo o coordenador de articulação política do Movimento, Jailson Mesquita, o desaparecimento teria ocorrido após uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde Costa teria se escondido em uma área de mata e não retornado.
Ainda de acordo com ele, voluntários teriam feito buscas no local, porém sem sucesso.
O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima tinha enviado uma equipe para a vicinal 6, de Samaúma, município de Mucajaí, após o relato do desaparecimento para iniciar as buscas, mas também não tinha encontrado o desaparecido.