O alho e a cebola são os coringas na hora de temperar um prato. Além de deixar a comida mais saborosa, eles trazem inúmeros benefícios à saúde. Dentre suas principais vantagens, a dupla é capaz de reduzir cálculos biliares, reduzir os níveis de colesterol, combate infecções e aumenta as defesas do nosso organismo.
De acordo com a nutricionista Grasiely Almeida, a cebola e o alho contém o selênio, um poderoso antioxidante que fortalece o sistema imunológico e afasta o risco de tumores.
“O alho e a cebola possuem propriedades antiinflamatórias e anti oxidante, ajudando na pressão arterial, atua no retardamento do envelhecimento das células e também a controlar as taxas de gordura no sangue, são excelentes como fontes de fitoquímicos e fibras também, é excelente sempre ter na alimentação por seus inúmeros benefícios” completa Grasiely.
Nutricionista Grasiely Almeida explica os benefícios de comer alho e cebola todos os dias (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Além de temperos e saladas, o alho pode ser ingerido em chás
Uma forma alternativa, mas extremamente eficiente é ingerir a cebola e o alho por meio de chás. Eles ajudam a manter as vias respiratórias abertas e descongestionadas.
O alho e a cebola são ricos em substâncias antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, dentre elas a própria alicina. Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral.
O alho reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite, podendo ser consumido junto a antibióticos. Além disso, a dupla contém vitaminas A, C e E, nutrientes que reforçam o sistema imunológico.