Saúde e Bem-estar

Maternidade inicia atividades de UTI neurológica neonatal

A nova UTI terá um leito, inteiramente voltado ao tratamento de asfixia perinatal

Nesta segunda-feira, 12, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth deu início ao processo de habilitação da primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neurológica para recém-nascidos na unidade. A implantação do serviço faz parte das medidas de modernização do sistema de saúde executadas pelo Governo de Roraima.

“Esse é mais um passo que fortalece não somente os cuidados com nossos recém-nascidos, mas que também garante o processo de modernização que nossa saúde precisa”, destacou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.

Pela manhã, a gerência técnica da Maternidade promoveu um treinamento para as equipes médicas e de enfermagem. A atividade será encerrada nesta terça-feira, 13, com a finalização da montagem da UTI. 

“Estamos fazendo a implantação do serviço de UTI Neurológica Neonatal, que utilizará um leito monitorado 24h pela equipe de enfermagem e médica de Boa Vista e outra de São Paulo, que são os responsáveis pelo treinamento e instalação do equipamento”, explicou a gerente técnica da unidade, Larissa Wandemberg 

A nova UTI terá um leito, inteiramente voltado ao tratamento de asfixia perinatal. Por lá, serão feitos exames clínicos, eletrográficos e de sangue, que demonstrarão o grau de oxigenação no cérebro do recém-nascido, a fim de diminuir os riscos de complicações na saúde neurológica.

O neonatologista Alexandre Netto é um dos fundadores da PBSF (Protecting Brains & Saving Futures), organização que atuará na implantação da nova UTI. Ele revelou que a novidade deve trazer diagnósticos mais rápidos, precisos e eficazes para a Maternidade.

“Estamos em Roraima para implementar a UTI neonatal neurológica na maternidade, a ideia é trazer um conceito novo de neuromonitorização de recém-nascidos com alto risco de lesão cerebral, com chances de ter alguma sequela no futuro. Uma central a distância em São Paulo estará em tempo real junto do Hospital para fazer um diagnóstico mais rápido dessas crianças, para evitar ou diminuir os danos neurológicos dessas crianças”, destacou.

 

SEGUNDA DA REGIÃO NORTE

Com o início do processo de implantação, parte de um investimento constante na área de saúde para recém-nascidos, o Hospital Materno Infantil de Roraima passa a ser segunda unidade da Região Norte a dispor de UTI neurológica neonatal.

“Temos muitas expectativas, visto que somos a única UTI neonatal no Estado, portanto todos os bebês que necessitam de assistência são encaminhados para a maternidade Nossa Senhora de Nazareth. A UTI neurológica qualifica mais o nosso atendimento e dá mais qualidade de vida para os recém-nascidos, evitando as sequelas permanentes”, ressaltou a responsável técnica da UTI neonatal, Débora Maia.