O nadador Joan Penaloza, do Sinpol (RR), é um dos 35 atletas de 22 países que vão disputar o título mundial júnior da maratona aquática de cinco quilômetros a partir da 0h (local) desta sexta-feira (16). A competição é organizada pela Federação Internacional de Natação (Fina), nas Ilhas Seychelles, arquipélago próximo à costa Leste africana.
Atual vice-campeão da Copa Pacífico, o colombiano naturalizado brasileiro tem concorrentes, como o brasileiro Marcus Vinicius Carmo e o equatoriano Mário Granizo, terceiro colocado na prova realizada no Equador. Entre os atletas, há ainda dois representantes de Estados Unidos, Alemanha, África do Sul e Japão.
Em entrevista à Folha, Joan Penaloza revelou a tensão pré-prova. “O coração está ótimo, só um pouquinho acelerado. A expectativa continua a mesma: sempre pensando no pódio e no melhor resultado”, declarou ele, enfatizando ainda que os últimos treinos preparatórios com a seleção brasileira incluíram bastante resistência e velocidade.
O técnico Silvio Monteiro destacou os elogios dos técnicos das seleções masculina e feminina ao preparo de Joan Penaloza e afirmou que “tudo o que tinha ser feito para ele chegar bem na competição foi feito”.
“Minimizamos os erros, fizemos a preparação pra questão de fuso horário. Tudo foi pensando pra ele ter uma boa performance lá. Espero que ele tenha sucesso”, explicou o treinador do Sinpol.
A prova poderá ser acompanhada ao vivo pelo Youtube oficial da Fina.