O Governo de Roraima explicou como funciona o protocolo de atendimento usado no Pronto Socorro Dr. Airton Rocha. O Protocolo de Manchester é um método utilizado pelos principais hospitais do mundo e que garante a prioridade de pacientes mais graves em relação a casos menos urgentes.
A triagem propõe a avaliação do quadro clínico logo na chegada do paciente na unidade e, a partir da identificação das reais necessidades da pessoa atendida, realiza a classificação de gravidade de cada caso a partir do sistema de cores.
A classificação também auxilia a organizar a unidade ao longo do dia, evitando superlotação no pronto socorro, além de contribuir para melhorar a eficiência de utilização de recursos de emergência, evitando o desperdício em condições onde não há agravamento do quadro clínico dos pacientes.
COMO FUNCIONA?
O método propõe uma avaliação do quadro clínico do paciente logo na chegada e, a partir da identificação das suas reais necessidades, realiza a classificação de gravidade de cada caso a partir sistema de cores:
Vermelho – Emergência – casos gravíssimos, com necessidade de atendimento imediato.
Laranja – Muito Urgente – Caso grave, com necessidade de atendimento o mais prontamente possível. Tempo máximo de espera: 10 minutos.
Amarelo – Urgente – O paciente precisa de avaliação. Não é considerada uma emergência, já que possui condições clínicas de aguardar. Tempo máximo de espera: 60 minutos.
Verde – Pouco urgente – Caso menos grave, que exige atendimento médico, mas pode ser assistido ambulatorialmente no consultório médico. Tempo máximo de espera: 120 minutos.
Azul – Não urgente – Caso de menor complexidade, sem problemas recentes. Este paciente deve ser acompanhado no consultório médico ambulatorialmente. Tempo máximo de espera: 240 minutos.