Os quatro candidatos ao Governo de Roraima que participaram da primeira edição do Debate da Folha, promovido em parceria com a TV Cultura Roraima na manhã deste domingo, 18, avaliaram de forma positiva o evento e afirmaram que os eleitores tiveram a oportunidade de ter acesso a mais informações sobre os planos de governo de quem esteve presente. O atual governador e candidato à reeleição, Antonio Denarium (PP), não participou e justificou sua ausência minutos antes do início da transmissão ao vivo.
O candidato Rudson Leite (PV) avaliou o debate como “muito bom”. “Cada qual (os candidatos) apresentaram suas propostas, cada qual se apresentou como é”. Ele ressaltou que “o debate sirva para tirar dúvidas de todos os eleitores, quem tiver dúvida ainda eu acho que o debate ajudou a esclarecer e as pessoas tiraram dúvidas para votar no melhor candidato. A gente apresentou nossas propostas, estão nas nossas redes sociais que as pessoas podem acessar para conhecer melhor. Então, o debate foi 100% positivo em todos os aspectos”, comentou.
Teresa Surita (PMB) começou parabenizando o grupo Folha de Comunicação e a TV Cultura Roraima. “É uma iniciativa muito importante. Foi o primeiro e eu espero que daqui pra frente em todas as eleições”, disse ela que voltou a lamentar a ausência do candidato Antonio Denarium (PP): “Porque ele afinal de contas hoje é o Governador, poderia dar muitas respostas e mais uma vez não esteve presente ao debate. Minhas redes sociais estão à disposição das pessoas, para que elas possam saber detalhadamente o meu plano de governo”, disse.
Ela finalizou pedindo que as pessoas avaliem bem esse momento político, e afirmou que o estado vive uma “situação dramática e que realmente precisa mudar”. “Vai depender do voto de cada um, da posição de cada um, que não pode trocar o voto através de qualquer beneficio em véspera de eleição. Então, fica aqui o meu agradecimento ao Grupo Folha e TV Cultura”, reforçou.
Na avaliação de Juraci Escurinho (PDT), o debate foi muito importante “porque demonstrou ao povo de Roraima quem tem compromisso”. “Os candidatos que tem compromisso com o povo de Roraima estavam aqui no debate. Então, a população pode avaliar com mais calma, tranquilidade e saber que quem esteve aqui tem compromisso. Quem não veio é porque não tem compromisso com o estado de Roraima”, analisou.
Fábio Almeida (PSOL) comentou que quem acompanhou todo o debate pôde “discernir, diferenciar quem tem um projeto de combate à exclusão social”. “Nós apresentamos o nosso programa de desenvolvimento humano pautado na geração de emprego, na distribuição de renda, no cuidado com nossos jovens, no cuidado com as nossas mulheres mas, principalmente, com a valorização da vida da trabalhadora, indígena e não indígena, do campo, da cidade, com necessidade de financiamentos e, a partir disto, eu acredito que a população cada vez mais vai consolidar essa opção de voto em Fábio Almeida e Francisco Wapichana, porque a única opção de transformação é baseado no desenvolvimento humano é votar cinquenta ao governo.
Todo o conteúdo está postado para acesso aos leitores da Folha de Boa Vista e também no Youtube da Rádio Folha, no link: https://www.youtube.com/user/TvAtivaCanal20 e na página da Folha no Facebook https://www.facebook.com/folhabv/videos/2036183086573808.