Os ventos fortes da tempestade tropical, que se formou no Atlântico, região próxima à Venezuela, na noite desse sábado, dia 17, atingiram o estado de Roraima provocando destruição, principalmente na capital.
O primeiro relatório produzido por técnicos da Defesa Civil Estadual aponta para ventos de 22km/h, registrados no anemômetro de coleta automática localizado no Aeroporto Internacional de Boa Vista. Porém, não foi possível registrar as rajadas de vento que possuem uma maior magnitude.
O vendaval veio acompanhado por uma precipitação de 25,8mm de chuva em um intervalo de 2 horas. Esses dados foram captados pelo Cemaden, no bairro Pricumã. Nesse primeiro momento, o Corpo de Bombeiros registrou 71 ocorrências que interditaram vias, danificaram veículos, residências e a rede de distribuição elétrica, deixando vários bairros da cidade sem energia.
Chuvas intensas também foram registradas às 4h da madrugada deste domingo, 18, num volume acumulado de 51,6mm, durante 2 horas no pluviômetro Cemaden, agravando o atendimento a ocorrências em andamento.
Inmet mantém o alerta amarelo
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) manteve o alerta amarelo para Estados da região Norte, inclusive Roraima, com possibilidade de chuvas intensas, perigo potencial.
Há possibilidade de novas pancadas de chuva com volume variando de 20 a 30 mm/h, ou 50 milímetros de chuva ao dia, podendo ocasionar ventos de 40 a 60km/h, com baixo risco de queda de energia, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.