Será que o cidadão se lembra onde votou na última eleição? Seja por esquecimento ou mudança no local da votação, é importante planejar para evitar transtornos no dia da votação.
Os locais de votação das eleições de 2022 já foram liberadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR).
Em razão de reformas em alguns prédios públicos e também porque algumas escolas não têm condições de abrigar as seções nas Eleições Gerais de 2022, houve mudança de endereço em 51 locais de votação distribuídos em dez municípios em seis zonas eleitorais do Estado.
Veja como consultar:
Consulta através do e-Título
O e-Título é a versão digital do título de eleitor. Disponível de forma gratuita, a ferramenta pode ser baixada em iphones e smartphones, nas lojas virtuais App Store e Google Play. Além da informação sobre local de votação e seção eleitoral, o aplicativo conta ainda com geolocalização.
Consulta através do site do TRE-RR
Para consultar possíveis alterações no site do TRE- RR, o eleitor deve clicar na aba “eleitor e eleições”. Depois disso, deve acessar o “Título e local de votação”.
Na página, a busca poderá ser feita com informações sobre o título de eleitor ou CPF, data de nascimento e nome completo da mãe. O cidadão poderá ainda, caso preferir, procurar por sua zona eleitoral. A lista com endereço e telefone dos cartórios eleitorais também é disponibilizada no site.
Consulta através do Telefone
Você pode consultar os locais onde irão funcionar as seções eleitorais ligando para o Disque-Eleitor, no número 2121-7090, no horário das 8h às 18h, de segunda a sábado.
Disk Eleitor
O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), Fábio Barros, esclarece que o Disque-Eleitor não deve ser utilizado para realizar denúncias. A finalidade é exclusivamente informar o eleitor sobre seu local de votação, se o título está regular ou esclarecer outras dúvidas sobre as eleições.
“A Justiça Eleitoral roraimense divulgará as alterações nos locais de votação de várias formas. A fim de evitar transtornos ao cidadão, foram confeccionadas faixas que serão colocadas nos antigos locais de votação para indicar onde irá funcionar a seção eleitoral. Também serão postados cards nas redes sociais do TRE para informar a população”, disse ao lembrar que é importante o eleitor verificar com antecedência o atual local de votação para evitar deslocamentos desnecessários no dia da eleição.