De janeiro até o dia 23 de setembro deste ano, o Hemoraima alcançou a marca de 12.223 mil doadores, além de 352 doadores de medula óssea. Para a direção do órgão, estes são números considerados positivos, pois a unidade vem retomando a rotina de trabalho que havia sido impactada pela pandemia da covid-19.
Única unidade de captação de sangue do Estado, o Hemoraima completou 30 anos de fundação no dia 24 de setembro.
O local é responsável pelo processamento e distribuição de sangue em todo o Estado para a realização de procedimentos hemoterápicos, o que, além da captação, torna a unidade também uma referência no tratamento de pacientes com doenças do sangue.
Para atender e acolher os doadores e pacientes hematológicos, a unidade dispõe de setores de captação, coleta de sangue, Redome (Registro de Doadores de Medula), triagem hematológica e clínica.
“Frisamos a importância do nosso Hemocentro, que é sempre acionado quando há a necessidade de atender pacientes com doenças hematológicas. E também aqueles que precisam fazer cirurgias, sejam eletivas ou de emergência”, ressaltou Patrícia Veríssimo, diretora da unidade.
Por incentivo do irmão, Tony Pan resolveu doar sangue pela primeira vez. Ele ressalta que tal gesto ajuda a salvar muitas vidas.
“Sempre tive vontade de doar mas nunca conseguia. Então como hoje meu irmão veio doar, vim junto com ele. Acho importante incentivar a doação, porque pode fazer a diferença na vida de alguém”, completou.
QUEM PODE DOAR
Se encaixando nos critérios, o doador é cadastrado e encaminhado para uma entrevista, para em seguida passar por uma triagem. Não havendo nenhum impedimento, ele é encaminhado para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo dez minutos.
“Você que já é doador de sangue e está em tempo de doar novamente, ou você que não é doador de sangue, mas sente a vontade de se tornar um, venha até o Hemoraima, pois todos os nossos estoques estão baixos, e a importância disso é que você estará fazendo o bem e salvando vidas”, completou Patrícia.
O Hemoraima fica localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento. O horário de funcionamento da unidade é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h.
Outras informações podem ser obtidas por meio do número (95) 98404-9593.