Saiba a ordem de votação na urna eletrônica

Eleitor poderá levar os números dos candidatos anotados em um papel para agilizar a votação

O primeiro turno das eleições gerais 2022 está marcado para esse domingo, das 7h às 16h (horário de Roraima), e o eleitor poderá escolher representantes em cinco cargos. Saiba a ordem de votação na urna eletrônica:

  • Deputado (a) federal (quatro dígitos)
  • Deputado (a) estadual (cinco dígitos)
  • Senador (três dígitos)
  • Governador (a) (dois dígitos)
  • Presidente da República (dois dígitos).

Após confirmar cada voto, a urna emitirá um curto sinal sonoro. Depois da confirmação do último voto, para presidente, a tela mostrará a palavra “FIM” e o eleitor ouvirá um sinal sonoro mais longo.

Importante ressaltar que, no pleito deste ano, para os cargos de deputado federal e estadual (ou distrital), o eleitor, caso queira, poderá votar na legenda, ao digitar apenas os dois primeiros algarismos (que representam o partido) e confirmar duas vezes.

Desta forma, o voto será contabilizado para a sigla partidária, mas não terá efeito para ranquear os candidatos do partido na contabilização dos votos.

É permitido ao eleitor levar os números dos candidatos anotados em um papel para agilizar a votação. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou um modelo de “colinha”, que pode ser baixado e impresso aqui.

Caso ainda tenha dúvidas, o portal oficial do TSE tem um simulador de votação (clique aqui).

Veja a ordem dos cargos em vídeo