Com a decisão da Justiça Eleitoral de unificar os horários de votação no país, as seções em Roraima abriram uma hora mais cedo, às 7h. A mudança foi bem recebida pela população, que chegou cedo aos locais de votação.
A dona de casa Janaína Oliveira, de 37 anos, vota na sede da Setrabes (Secretaria Estadual do Trabalho e Bem Estar Social), sempre no primeiro horário. Neste domingo, ela chegou às 7h30. “Eu prefiro votar logo cedo porque mais tarde as filas ficam grandes. Eu nunca enfrento fila, mas pela primeira vez tinha umas 20 pessoas na minha frente. Até me assustei”, contou.
Não é por que têm prioridade que os idosos deixam pra votar a qualquer hora. Pelo contrário, nos primeiros horários, boa parte dos eleitores é da terceira idade. É o caso da aposentada Sebastiana Lima, de 70 anos. Ela conta que sempre acorda cedo, e neste ano, ficou feliz de encontrar a seção em que vota, a Escola Estadual Carlo Casadio, no bairro Centenário, aberta mais cedo. “Velho acorda cedo. Então nada mais justo do que vir logo votar”, disse a idosa, vestida com a cor do partido de seu candidato à presidente. “Estava ansiosa para votar nele”, brincou.
O senhor Almir Mesquirta, de 72 anos, também foi votar cedo e afirma a importância de votar. “É muito importante para melhorar, principalmente nós que estamos com uma idade mais acima. Melhorar a saúde, a segurança, estão vou contribuir para essa melhora votando”, conta o homem.
Por seguirem o horário de Brasília, os locais de votação estarão abertos até às 16h.