O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, desembargador Leonardo Cupello, avaliou positivamente o primeiro turno das eleições gerais no estado.
Em entrevista coletiva concedida à imprensa, Cupello reforçou a importância do papel da Justiça Eleitoral no pleito e das diversas entidades que atuaram em parceria com o TRE, como o Ministério Público Eleitoral e a Polícia Federal em Roraima.
“O processo eleitoral demonstrou que a Justiça Eleitoral concedeu as condições necessárias para a efetiva participação democrática”, completou.
Segundo Fábio Rogério Santos Barros, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-RR, reforçou que as eleições passaram por poucas ocorrências.
“Tivemos uma eleição tranquila. Só tivemos substituição de urna em duas ocorrências. Uma no município de Normandia e outra no município de Pacaraima, sem maiores problemas”, disse.
Abstenção
O desembargador acredita que a abstenção se dá por diversos fatores que deverão ser avaliados com calma no futuro. “São diversos motivos, desde a dificuldade de locomoção até os locais de voto, à falta de identificação. Mas isso só vamos poder afirmar com certeza, no futuro, com um estudo sociológico. Mas o que nos vimos aqui é de uma efetiva participação, com fila em algumas sessões e muitos jovens participando”, acrescentou.