Laço cor-de-rosa é um laço solidário usado pelas pessoas, empresas e organizações como símbolo da luta e prevenção do câncer de mama. Ele virou o símbolo do Outubro rosa, o movimento nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancêr de mama.
Desde então, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres que foram diagnosticadas com a doença, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.
Quando surgiu?
O primeiro Laço Cor-de-Rosa foi introduzido pela Fundação do câncer de Mama Susan G. Komen. A fundação ofereceu bonés cor-de-rosa aos sobreviventes do câncer de mama que participavam na Corrida para a Cura desde 1990. Alguns meses mais tarde em 1991 todos os participantes da Corrida de Nova Iorque receberam um Laço Cor-de-Rosa.
Outubro Rosa
O mês da luta contra o câncer de mama é uma campanha internacional anual, organizada pelas maiores associações de luta contra o câncer de mama que visa aumentar a informação e consciência da doença, angariar fundos para pesquisa, prevenção e cura. Esta campanha oferece também informação e apoio para aqueles afetados pelo câncer de mama.
Cancêr de mama no Brasil
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
No Mundo
No mundo, o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres. Em 2018, ocorreram 2,1 milhões de casos novos, o equivalente a 11,6% de todos os cânceres estimados. Esse valor corresponde a um risco estimado de 55,2/100 mil. As maiores taxas de incidência esperadas foram na Austrália e Nova Zelândia, nos países do Norte da Europa e na Europa Ocidental.