A Justiça Eleitoral recebeu 99 denúncias de propaganda irregular de candidatos em Roraima por meio do aplicativo Pardal. O número é 71% menor do que as denúncias recebidas nas eleições de 2018, quando 349 queixas foram feitas pelo aplicativo.
O município campeão de denúncias é Boa Vista com 92 reclamações seguido de Pacaraima com 4 reclamações. Os municípios de Cantá, Caracaraí e Rorainópolis tiveram eleitores que fizeram 1 denúncia.
Os dados foram contabilizados entre 16 de agosto, quando começou a campanha, até este domingo (02).
Em 2018, última eleição para governador, o aplicativo contabilizou 349 denúncias vindas de 12 dos 15 municípios de RR. Já em 2020, nas eleições municipais, 7 cidades do estado somaram juntas 129 queixas.
O aplicativo Pardal existe desde as eleições de 2016. Por meio dele, a população pode denunciar propaganda eleitoral irregular de maneira fácil e confidencial. Podem ser comunicadas irregularidades como compra de voto, abuso de poder econômico, uso da máquina pública para fins eleitorais e uso indevido dos meios de comunicação social.
O aplicativo móvel também traz orientações sobre o que pode e não pode ser feito na campanha durante o período eleitoral. São informações sobre o uso de alto-falantes e amplificadores de som, camisetas, adesivos, material gráfico, vias públicas, comícios e participação de artistas em campanhas, entre outros tópicos.