Bancada feminina encolhe mas dobra número de votos na Assembleia de RR

Mulheres conquistaram juntas mais de 33.320 votos nessa eleição. Três não conseguiram reeleição

A bancada feminina na Assembleia Legislativa de Roraima encolheu nas eleições de domingo (2). Em 2019, início da atual legislatura, eram 7 deputadas e, a partir de janeiro de 2023, serão 5. 

Dos 24 eleitos para vagas na Casa, apenas cinco são mulheres: Joilma Teodora (Podemos), Tayla Peres (Republicanos), Aurelina Medeiros (Progressistas), Catarina Guerra ( União Brasil) e Angela Águida Portella(Progressistas)

As deputadas Lenir Rodrigues, Yonny Pedroso e Betania Almeida não se reelegeram. Lenir e Betânia não alcançaram coeficiente. Yonny saiu candidata a deputada federal e desistiu da campanha durante o processo por desavenças com a direção do partido PL

Das eleitas apenas uma é nota: Joilma Teodora. As outras quatro são parlamentares de vários mandatos e nesta eleição praticamente dobraram seu número de eleitores. Juntas elas fizeram mais de 33 mil votos nessa eleição.

Conheça o perfil de cada parlamentar:


Joilma Teodora – Podemos

Joilma Teodora tem 38 anos e nasceu em Quixaba, na Paraíba. É empresária e já foi vice-prefeita e secretária adjunta de agricultura do governo de Roraima. Na eleição de 2018 ela obteve 5014 votos e nessa passou para 7.658 votos

Tayla Peres – Republicanos

Tayla Peres é Boavistense, tem 32 anos, é casada, advogada e foi reeleita como deputada estadual em Roraima. Ela já foi vereadora e conseguiu dobrar o número de eleitores em seu segundo mandato, passando de 2.608 votos para 7.292 votos.

Aurelina Medeiros – Progressistas

Aurelina Medeiros tem 71 anos, é cearense e entra em seu sétimo mandato, sendo a parlamentar mais antiga do Poder Legislativo. Também aumentou seu eleitorado passando de 4604 voos para 6959 votos nas eleições de 2022.

Catarina Guerra – UNIÃO

Catarina de Lima Guerra é natural de Boa Vista, tem 36 anos, é formada em Direito e foi reeleita como deputada estadual em Roraima para seu segundo mandato. É filha do ex-deputado estadual Chico Guerra e também aumentou bastante seu eleitorado passando e 4897 votos em 2018 para 6.939 votos em 2022.

Angela Águida Portella – PP

A deputada Angela Águida Portella vai para o quarto mandato. A parlamentar é formada em Pedagogia, pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), Também é professora do Estado de Roraima. Em 2018 teve 2333 votos e nessa eleição, em 2022, 4.475 votos.

Filha do ex-deputado Tião Portella e da ex-deputada Zenilda Maria Portella, suas ações são pautadas no Legislativo com a continuidade do trabalho iniciado pelos pais.