Estimativas dão conta de que a economia de Roraima deve liderar o crescimento de todos os estados brasileiros em 2022, com alta de 7%. O desempenho também supera a previsão para o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil em igual período, de avanço de 2,6%.
Os números foram extraídos de um estudo realizado pelo Banco Santander sobre economia regional. O levantamento apresenta projeções por estados e regiões do País. A Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento) também reafirma a avaliação e destaca que os dados fazem referência de onde o Estado pode chegar com ênfase para segurança jurídica de crescimento de receita.
“O PIB gera ganho de capital e uma expectativa de que as empresas comecem a olhar o Estado com outros olhos. Com olhar de crescimento, olhar de geração de emprego e renda, pois ninguém traz capital em um Estado que não tem credibilidade e segurança jurídica. E seguindo nesta linha e dentro das nossas projeções, a estimativa é de que, até 2025, o PIB roraimense possa chegar a R$ 25 bilhões”, afirmou o governador Antonio Denarium.
Para o secretário-adjunto e economista da Seplan, Fábio Martinez, no momento em que se oferece segurança jurídica, os resultados aparecem.
“Emprego positivo, geração de renda e PIB acima da média nacional, tudo isso, aliado a diversas ações que a atual gestão tem implementado, significa: riqueza, oportunidade, crescimento e desenvolvimento para Roraima”, frisou.
Ele explica que o setor de serviços será o principal impulsionador para o dinamismo econômico em Roraima, com alta estimada de 7,7% no ano corrente – a expectativa para o crescimento do setor na média nacional é de 3,3% na mesma comparação.
“Pelo segundo ano consecutivo, o setor de serviços, que representa quase 87% da economia de Roraima, deve ser destaque no PIB. O Estado pode chegar ao maior crescimento entre todas as unidades federativas, tanto em 2021 quanto em 2022”, disse o secretário.
INDÚSTRIA E AGROPECUÁRIA
Outra contribuição positiva para o crescimento em Roraima deve vir da indústria, que tem peso de 7,8% no PIB estadual. Espera-se a expansão de 2,8% para o PIB industrial do estado neste ano, enquanto a Região Norte, em contrapartida, deve mostrar recuo de 3,4% no setor. Em 2020 e 2021, o PIB da indústria roraimense cresceu 0,6% e 10,6%, respectivamente, estima o estudo do banco.
Já o PIB da agropecuária de Roraima deve avançar 1,9% em 2022, de acordo com o estudo, o terceiro maior crescimento no setor na Região Norte, atrás apenas do Tocantins e do Amapá.