A Fundação Banco do Brasil (FBB) reúne, em Brasília, jornalistas de todo o País durante o 9º Encontro realizado pela entidade como parte da comemoração de seus 30 anos. O evento, que começou na quarta-feira e termina hoje, tem o objetivo de debater questões como sustentabilidade, inclusão socioprodutiva, governança e transparência no investimento social, além do papel social dos meios de comunicação e sua contribuição estratégica para o desenvolvimento sustentável no Brasil.
Com o tema “Protagonismo Social: A Comunicação para Transformar Realidades”, a palestra de abertura foi proferida pelo economista e ecologista Sérgio Besserman Vianna, que abordou sobre a exclusão social, destacando que a inovação e o conhecimento são saídas para minimizar estes impactos.
“No Brasil, a desigualdade é um dos grandes problemas atuais da nossa sociedade. Não podemos apenas aceitar esta realidade, todos têm que fazer sua parte. Portanto, atuar com parcerias possibilitando o conhecimento de novas inovações é um passo importante para mudarmos esse cenário e já ir nos preparando para os próximos 20 anos, quando estaremos debatendo as mudanças climáticas”, enfatizou.
Durante o Encontro ocorreu a mesa de debates “Investimento Social Privado”, com a participação do presidente da Fundação Banco do Brasil, Caetano Minchillo, oportunidade em que foi apresentado aos jornalistas o relatório social de 2014 da Fundação BB, contemplando 656 municípios brasileiros com investimentos sociais de R$ 296,4 milhões.
Desse total, R$ 254,9 milhões foram voltados à inclusão socioprodutiva, priorizando os vetores água, agroecologia, agroindústria, resíduos sólidos e educação, envolvendo diretamente 226 mil pessoas em todo o País, oportunidade em que o Estado de Roraima foi contemplado com um projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), com aporte de recursos de R$ 145.240,00.
Segundo Caetano Minchilo, a meta principal da Fundação BB é priorizar a articulação com diversos movimentos sociais para interagir com segmentos em vulnerabilidade social, como agricultores familiares, catadores de materiais recicláveis, indígenas, assentados da reforma agrária, quilombolas e jovens.
“É um diálogo contínuo em que identificamos as necessidades, avaliamos os impactos do investimento social e desenvolvemos novas iniciativas para a inclusão social e produtiva desses públicos. Estamos completando 30 anos e decidimos reunir os jornalistas de todo o País para compartilharmos histórias de sucessos de pessoas que dão exemplo de protagonismo na busca pela autonomia e superação de desafios na conquista da cidadania de suas comunidades, de Norte a Sul deste País, nos projetos apoiados pela Fundação BB”, ressaltou.
O debate com o tema “Redes Sociais: A Comunicação para a Mobilização e Protagonismo” contou com a participação do coordenador de comunicação da Secretaria Nacional de Juventude da Secretária-Geral da Presidência da República, jornalista Paulo Motoryn, e do jornalista Leandro Fortes, que atuou como chefe da Agência Brasil, comentarista da Voz do Brasil e criador do curso de jornalismo online do Senac do Distrito Federal. Eles discorreram sobre a importância do papel das redes sociais como alternativa de mídia no campo da comunicação que tem um efeito imediato, desde que tenha o equilíbrio da verdade.
O Encontro termina nesta sexta-feira com uma visita à Cooperativa Sonho de Liberdade e à Estação de Metarreciclagem – que já receberam investimento social da Fundação BB, projetos selecionados através de editais que incentivam práticas agroecológicas e sustentáveis, contribuindo para a formação da cidadania das comunidades envolvidas. (R.G)