Polícia

PM troca comandos da Capital e Interior

Coronel Valdinar Carvalho assumiu o Comando de Policiamento da Capital (CPC) e passou o Comando de Policiamento do Interior (CPI) ao coronel Amaro Júnior

A Polícia Militar de Roraima fez uma formatura na quarta-feira e trocou comandos. O coronel Valdinar Carvalho assumiu o Comando de Policiamento da Capital (CPC) e passou o Comando de Policiamento do Interior (CPI) ao coronel Amaro Júnior.

Durante a solenidade, foi destacada a dedicação deles e o que eles desenvolveram nas unidades por onde atuaram e pela postura junto à corporação. Os dois foram apresentados à tropa, que desfilou em continência aos novos comandantes e ao comandante-geral da PM, João Lins dos Santos Filho.

A mudança dos comandos do CPC e CPI é de iniciativa do comandante geral da corporação e faz parte faz do plano estratégico para dinamizar ainda mais as formas de atuação das unidades operacionais, conforme informou o governo.

O coronel Valdinar Carvalho ressaltou que fará, de imediato, uma avaliação das ações de policiamento da Capital para verificar as mudanças a serem realizadas. “A intenção é reforçar ainda mais o trabalho de combate ao crime a partir de uma análise das ocorrências e atuação na Capital para que as providências ocorram imediatamente”, afirmou.

O coronel Amaro Júnior, que já esteve no Comando do CPC por quatro vezes, destacou que o CPI será um desafio, mas antes de qualquer mudança também providenciará uma análise da atual situação no Interior para efetivar as mudanças que considerar necessárias. “Vamos verificar os locais de atuação em todos os municípios e, a partir de então, traçar estratégias no policiamento para garantir a segurança da sociedade”, disse.

“A despeito de quaisquer que sejam as adversidades, todos os dias temos policiais nas ruas, trabalhando para garantir a segurança da população. São homens e mulheres que honram a farda que vestem e têm o apoio deste comando para agir em nome da lei e da ordem”, destacou o comandante da PM, coronel Santos Filho.

ATRIBUIÇÕES – O CPC é composto pelas seguintes unidades operacionais: 1º Batalhão PM, responsável pelo Policiamento Ostensivo área Leste de Boa Vista e 2º Batalhão PM, responsável pelo Policiamento Ostensivo área Oeste de Boa Vista.

E também pelo 1º EIPMont (Esquadrão Independente de Polícia Montada), responsável pelo Policiamento Ostensivo Montado, e Bope (Batalhão de Operações Especiais), composta pelo Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais), Força Tática e Canil. E ainda pelo o Giro (Grupamento Independente de Rondas Táticas Ostensivas) e Ciptur (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário), sediada na saída para o Município de Alto Alegre, responsável pelo patrulhamento de Trânsito na Capital Boa Vista e interior do Estado.

O CPI é composto por três Companhias Independentes de Polícia Militar (Caracaraí, Pacaraima e Rorainópolis), além da Cipa (Companhia Independente de Policiamento Ambiental). O CPI atende em todos os municípios do Estado, num total de 28 localidades e vilas.