Cotidiano

Caravana do Povo chega ao município de Rorainópolis

Deverão ser ofertados 490 atendimentos entre consultas médicas, nas especialidades de urologia, cardiologia, ginecologia, dermatologia, neurologia e ortopedia

Começa nesta sexta-feira, dia 14, a segunda etapa da Caravana do Povo, que tem levado atendimentos especializados de saúde aos municípios do Interior. As atividades desta sexta-feira estão sendo realizadas no Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto, localizado no município de Rorainópolis.

Deverão ser ofertados 490 atendimentos entre consultas médicas, nas especialidades de urologia, cardiologia, ginecologia, dermatologia, neurologia, ortopedia, além de exames de ultrassom, imunização e PSA (exame de próstata).

Na primeira etapa, realizada no mês de julho, foram atendidos os municípios de Normandia (289), Bonfim (244), Caracaraí (445), Mucajaí (341) e Iracema (405), somando um total de 1.724 atendimentos realizados entre consultas médicas, exames de ultrassom, aplicação de vacinas e PSA.  

Conforme o secretário de Saúde, Kalil Coelho, o Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto tornou-se referência para a população da região Sul do estado, por isso é preciso manter a regularidade na prestação dos serviços. “E a Caravana do Povo tem esse propósito, de oferecer atendimentos médicos especializados a cada sexta-feira em um município diferente, de forma que a população saiba que naquele dia terá o acesso a vários profissionais de saúde, o que tornará o dia bem mais produtivo”, esclareceu.

Segundo a coordenadora de Urgência e Emergência, Helenira Macedo, a Caravana concretiza a proposta da gestão de melhorar a prestação de serviços de Saúde à população do Interior. “O Hospital de Rorainópolis atende também aos moradores dos municípios de Caroebe, São João da Baliza, Rorainópolis, São Luiz, Entre Rios e as vilas Moderna, Martins Pereira, Equador e Vila Colina, por isso depois de identificar as necessidades da unidade, de fazer a reestruturação do espaço para oferecer estrutura de trabalho aos profissionais, é hora de disponibilizar os serviços, de forma regular e com qualidade”, complementou.

PEDIATRIA
Nessa sexta-feira o Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto passará a oferecer também atendimento médico na especialidade de Pediatria. A expectativa é disponibilizar inicialmente pelo menos 500 atendimentos, por mês, e posteriormente com o reforço da escala esse número deverá aumentar para 1.000 atendimentos à população infantil.

Para alcançar a meta de trabalho a Sesau contratou três médicos que farão atendimentos ambulatorial, de urgência e emergência, durante 24 horas, por dia. “A implantação de mais esse serviço especializado, faz parte do compromisso da gestão com o processo de reestruturação das unidades de saúde da Capital e do Interior”, destacou Coelho.