A Embaixadora de Barbados, Tonika Sealy-Thompson e o governador Antonio Denarium, se reuniram nesta segunda-feira, 10, para discutir o estreitamento das relações comerciais e cooperação técnica entre Brasil e Barbados.
A ampliação das relações comerciais e cooperação técnica entre Brasil e Barbados tem sido discutida por governadores, ministros e embaixadores, explorando o potencial produtivo e o trabalho desenvolvido pelo governo, através de investimentos no setor primário e em infraestrutura.
O crescimento socioeconômico e capacidade de logística de exportação, a partir de Roraima, foram apresentados pelo governador e secretários de estado, além de incentivos fiscais para combustível de aviação e o relacionamento com os países que fazem parte do Caricom (comunidade do caribe).
Em agosto deste ano, o assunto também foi tratado pela Primeira-Ministra de Barbados, Mia Amor Mottley, e do presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali.
A Embaixadora, Tonika Sealy-Thompson, ressaltou a importância do trabalho que está realizando com o Brasil e os resultados que espera levar a Barbados.
“O Caribe depende dos nossos vizinhos, então essa questão de diversificar a fonte da nossa comida, reduzir os custos e criar mais oportunidades de investimento, está salvando as nossas vidas. Então eu acho que estamos num momento muito especial, onde os dois lados podem ganhar e se beneficiar. Para mim é uma honra poder participar de um processo que vai, como o governador falou, mudar a nossa história”, contou Tonika.
O governador Antonio Denarium, também enfatizou o potencial econômico do estado. “Estamos localizados no extremo norte do Brasil, muito próximo do Caribe e temos que explorar através da comercialização dos nossos produtos, a América Central. Hoje temos vários produtos à disposição para exportação, desde a carne de peixe a carne de boi, grãos de milho, soja e outros insumos que podem ser oferecidos para o mercado caribenho, com apoio do setor produtivo empresarial”, afirmou Denarium.
BARBADOS
Localizado no leste da América Central, possui uma população estimada de 255.872 habitantes e tem como principal fonte econômica o setor do turismo, por conta de suas belezas naturais. Além de ter uma grande produção de açúcar, o setor financeiro também tem destaque para a economia do país.
O país obteve sua independência perante o reino unido no ano de 1996, e integra a comunidade britânica, grupo formado pelo reino unido e suas ex-colônias. Porém, em setembro de 2021, Barbados cortou oficialmente seus laços com a monarquia britânica, removendo a Rainha Elizabeth do posto de chefe de estado, consagrando Sandra Mason como a primeira presidente da história do país.