Cotidiano

Dia D de vacinação contra a paralisia infantil acontece em todo o país

Em Boa Vista, cerca de 30 postos de vacinação estarão disponíveis, incluindo algumas Unidades Básicas de Saúde e outros pontos de vacinação em locais estratégicos, que irão funcionar de 8h às 17h para atendimento do público-alvo.

Para garantir a proteção de crianças contra a paralisia infantil, ou poliomelite, mais de 100 mil postos de vacinação funcionarão neste sábado (15), em todo o Brasil.  Além das salas de vacinação nas unidades de saúde, o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite terá postos volantes em escolas, praças e outros locais públicos. Até o dia 31 de agosto, o Ministério da Saúde espera vacinar, pelo menos, 12 milhões de crianças.

Aplicativo

O Ministério da Saúde disponibiliza o aplicativo Vacinação em Dia para facilitar o gerenciamento das cadernetas de vacinação para toda a família. A ferramenta é uma forma fácil de acompanhar o calendário de vacinação de crianças e adultos, marcando a data da imunização e agendando a próxima. Estão disponíveis informações sobre todas as vacinas ofertadas pelo SUS e o usuário poderá cadastrar até 10 carteiras de vacinação.

Em Boa Vista

Nesta sexta, 14, a Prefeitura de Boa Vista lança a Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação.  O evento será realizado na praça Fábio Marques Paracat, a partir das 18h. Além de receber as doses da vacina, as crianças poderão se divertir com a presença do Zé Gotinha e atividades recreativas.  

A Campanha ocorre entre os dias 15 e 31 de agosto. A meta é vacinar contra a pólio, crianças a partir de seis meses de idade a menores de cinco anos  (4 anos 11 meses e 29 dias). Já o público-alvo da multivacinação, vai de zero a menores de cinco  anos (4 anos 11 meses e 29 dias). Cerca de 30 postos de vacinação estarão disponíveis, incluindo algumas Unidades Básicas de Saúde e outros pontos de vacinação em locais estratégicos de grande circulação de pessoas. Os pontos de vacinação irão funcionar de 8h às 17h para atendimento do público-alvo. 

Poliomelite

O Brasil está livre da poliomielite desde 1990 e, em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. Entretanto, nove países registraram casos em 2014 e 2015. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.