Cotidiano

Veto parcial a PL que isenta pagamento de taxa em cursos em RR é mantido

Poder Executivo considerou trecho inconstitucional, pois não observou alguns requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal

Com 14 votos favoráveis, os deputados de Roraima mantiveram o veto parcial ao projeto de Nilton Sindpol (Progressistas) que isenta o pagamento de taxas para inscrição em cursos de instituições estaduais de educação superior em Roraima. Com isso, o texto será promulgado pelo presidente da Casa, Soldado Sampaio (Republicanos)

O trecho vetado foi o que assegura isenção total do pagamento das taxas ao candidato que comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio.

O Poder Executivo, no entanto, considerou a observação inconstitucional, pois não observou alguns requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“Ao introduzir norma que se traduz em renúncia de receita para as instituições estaduais de educação superior, deixou-se de se observar os requisitos da LRF”, cita trecho do documento.

Com isso, o projeto mantém às instituições estaduais de Educação Superior a responsabilidade por estabelecer os critérios de isenção total e parcial do pagamento de taxas de inscrição nos processos seletivos de ingresso em seus cursos, de acordo com a carência socioeconônica dos candidatos.