Cultura

Professora vai lançar livro sobre dialeto originário dos indígenas macuxi

Obra retrata questões relevantes como língua, identidade e a cultura dos povos indígenas em Roraima, sobretudo, os Monaikó. Público alvo são estudantes, professores e pessoas que desejam continuar a pesquisa sobre as línguas indígenas no Estado

Contribuir para a visibilidade e valorização do dialeto e do povo Monaikó. Esse é o objetivo do livro “Os Monaikó entre identidades, mitos e metáforas”, da professora indígena macuxi Idelvânia Rodrigues de Oliveira, de 62 anos. A obra será lançada no próximo sábado (21), às 19h, no Espaço Tukui’pa (rua Dahas Abrahim, 419, Jardim Floresta), em Boa Vista.

A obra retrata questões relevantes como língua, identidade e a cultura dos povos indígenas em Roraima, sobretudo, os Monaikó. O público alvo são estudantes, professores e pessoas que desejam continuar a pesquisa sobre as línguas indígenas remanescentes no Estado.

Um convite à leitura é a capa, que estampa as duas senhoras Monaikó responsáveis por importantes narrativas no livro. “A professora pegou depoimento das duas indígenas para construir um pouco a narrativa desse livro. Elas serviram de inspiração para a capa, juntamente com a linguagem Monaikó ao redor delas”, explicou o designer e genro da autora, Herminio Marques.

O primeiro livro de Idelvânia é publicado pela editora Appris, e é resultado de um estudo descritivo sobre os Monaikó, identificando os indígenas no conjunto da família Karibe. A pesquisa foi realizada durante a dissertação de Mestrado da docente, entre 2010 e 2011, e apresentada ao programa de pós-graduação em Letras da UFRR (Universidade Federal de Roraima).

E para fazer jus ao reconhecimento dos Monaikó, a autora resolveu revelar nas páginas os nomes reais das personagens. “O livro trata um pouco das variações linguísticas entre monaikó e macuxi. Penso que, para os professores de língua e pesquisadores, vai ser muito importante. Óbvio que é preciso aprofundar a pesquisa”, avaliou Idelvânia. “É resultado de todo um trabalho, uma pesquisa, principalmente porque se trata de um povo minoritário, que ficou praticamente esses anos todos diluído entre o povo macuxi”.

O livro de 121 páginas custará R$ 40 e poderá ser reservado antecipadamente pelos números (95) 99119-0671 e 99154-2010, e pelas redes sociais da autora no Facebook (Idelvânia Rodrigues) e no Instagram (@_tukuypa). No dia do lançamento, haverá atrações culturais como a apresentação da banda de rock Sociedade de Esquina e as exposições artísticas de Isaías Miliano e Georgina Sarmento, além de degustação de comidas e bebidas típicas indígenas.

Natural da região das serras do Município de Uiramutã, Idelvânia é professora desde 1988 e, além da graduação e do Mestrado em Letras pela UFRR, possui especialização em Psicopedagogia pela Ufam (Universidade Federal do Amazonas).