Multicampeão e uma das grades promessas do estado de Roraima no jiu-jitsu, Hallysson “Pitbullzinho” Marcelino está com dificuldades para arrecadar recursos para a disputa do World Pro Abu Dhabi, que acontece nos 13 e 14 de novembro e vai reunir os melhores faixas amarelas do mundo. O atleta precisa de R$ 20 mil para custear a viagem para defender o título da competição que é a principal em seu calendário.
O garoto de apenas 12 anos conquistou a vaga para o torneio na capital do Emirados Árabes, mas ao contrário da edição de 2021, não conseguiu apoio do Governo de Roraima para arcar com os custos da viagem e hospedagem. Para conseguir realizar o sonho, a família de Hallysson está tentando arrecadar fundos da maneira que pode.
Hallysson está vendendo doces na escola onde estuda e nas ruas próximas de sua casa. Está semana, a família irá promover uma campanha em conjunto com amigos para conseguir reunir a quantia. A campanha ainda não foi divulgada.
O atleta diz não entender a negativa do Estado, já que o aporte havia sido prometido meses antes. A nova alegação por parte da Setrabes (secretaria que cuida do apoio à atletas, através do Programa Mais Esporte, Mais Cidadania) é que o programa estava sem orçamento e não seria mais concedida passagens para competições internacionais no ano de 2022, mas em julho, dois atletas receberam apoio para a disputa do Pan Kids.
Mesmo sem a ajuda da Setrabes, Hallysson diz que não vai desistir de seu objetivo. “Meu sonho e o de qualquer atleta de jiu-jitsu é disputar um campeonato como o World Pro Abu Dhabi. Mesmo sem apoio, não vou desistir desse sonho de lutar e conquistar o bicampeonato. Deus não vai nos abandonar e colocará pessoas em nosso caminho para nós ajudar a trazer a medalha de ouro para o Brasil e para Roraima”, declarou.
Além da venda e doces e da campanha, o atleta também está recebendo doações por sua chave pix: 702.151.712-25, no nome de Hallysson Germano Farias Marcelino.
Preparação
Para buscar o bi, o atleta vem se preparando desde o inicio de 2022. Na temporada, já faturou o Brasileiro e o Sulamericano, e outros campeonatos que serviram como preparação.
Os treinamentos técnicos e táticos para a competição são comandados pelo pai do Hallysson Pitbull, João Mercelino, num tatame montado em casa. “Treino o Hallysson todos os dias em casa. A tarde e a noite o levo para treinar também nas academias Gracie Barra Boa Vista, com o professor Marcinho Alves; Massaroca Team, com o professor Jonildo Massaroca; CT Sandro Serra, com o professor Gessandro Serra; CT JJ com o professo, Juninho; e na Vale dos Pitbulls com, o professor Sandro Pitbull”, comentou João Marcelino.
A preparação física do está sendo realizada no Galpão do Moisés, pela manhã, e na Academia GIMOF, no período da tarde. A figura paterna na preparação tem muita importância para o atleta. “Ter meu pai como professor e treinador me trás confiança e me deixa mais preparado para enfrentar mais esse desafio”, enfatizou Hallysson.