O estresse das atividades profissionais é um dos fatores que mais afetam a saúde mental nos dias de hoje. Parece uma tarefa impossível, mas se desconectar das atividades profissionais no fim do expediente é importante para manter a produtividade.
De acordo com a psicóloga Ana Paula Araújo o estresse pode causar irritação, baixa na produtividade, concentração afetada e desordem do sono. Todo mundo precisa de um tempo para sua vida pessoal e suas questões mais íntimas. Ela explica que existem métodos que podem nos ajudar a desligar do stress do trabalho ao ir pra casa.
“Técnicas de relaxamento, por exemplo, podem ser usadas ao sair do trabalho. Como também organizar suas demandas para o próximo dia, para que não leve consigo o que precisa ser feito no trabalho. Além de ouvir a música que gosta, sair para um happy hour com alguém que gosta” explica.
A vida não pode se resumir apenas ao trabalho, é importante que o indivíduo assuma compromissos com outras atividades, explica a psicóloga Ana Paula Araújo (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Organização
Segundo a especialista, para evitar os pensamentos repetitivos em relação às tarefas do dia a dia é necessário organização e rotina. “Quando você sabe o que você precisa fazer e está organizado quanto a isso você perde a necessidade de ficar a todo momento se cobrando ou lembrando o que precisa ser feito” ressalta.
A importância da pausa para o descanso
O ideal é fazer pequenas pausas durante a rotina de trabalho, isso te permitirá ter mais concentração no que está fazendo. “A pausa é importante para que você consiga ter um respiro dentro da rotina e então desacelerar a mente, para que consiga realizar suas atividades de forma mais funcional e aliviar o estresse. Cerca de 10 a 15 minutos já são o suficiente para você descansar “, comenta.
Separar a vida profissional do pessoal
Levar o estresse do trabalho para casa pode ainda gerar problemas de relacionamento com os entes queridos. Uma pessoa estressada é mais propensa a descontar suas frustrações naqueles à sua volta. “É necessário que as duas coexistem em sintonia, para que nenhuma ultrapasse o espaço da outra. Mas para isso é necessário que se tenha rotina e organização e que estejam bem definidos onde uma começa e a outra termina” finaliza.