Política

‘Sou candidato à reeleição’, afirma Sampaio sobre presidência da ALE

Nos bastidores ventila-se a possibilidade de Marcos Jorge (Republicanos / 7624 votos) e de Idazio da Perfil (MDB/ 5039 votos)  serem candidatos ao cargo de presidente. 

“Sou candidato à reeleição”. Com esta declaração, o deputado estadual Soldado Sampaio (Republicanos) reiterou que pretende ser reconduzido à presidência da Assembleia Legislativa de Roraima (AleRR) a partir de 2023. 

Primeiro mais votado nas eleições do dia 2 de outubro, com 8.746 mil votos, ele disse ser natural, em um ambiente democrático, que surjam outras candidaturas à presidência da Mesa Diretora. 

Nos bastidores ventila-se a possibilidade de Marcos Jorge (Republicanos / 7624 votos) e de Idazio da Perfil (MDB/ 5039 votos)  serem candidatos ao cargo de presidente. 

“Estamos conversando. Outros quererem se eleger é natural. Vamos ver quem terá mais apoio se surgirem outros candidatos”, disse Sampaio, em conversa com a reportagem da Folha.

“Tenho direito a disputar a reeleição porque é permitido, pois se trata de uma legislatura diferente. Todos os 24 deputados eleitos têm direito. Vamos concorrer  para a presidência da assembleia para mais um mandato, é o que permite a nossa Constituição, o que permite o STF nos últimos julgados, então somos candidato a reeleição, vamos conversar com deputados reeleitos, com os novatos no sentido de se comprometer de continuar fazendo esse trabalho abrindo as portas da casa para a sociedade e fortalecendo cada deputado de acordo com a sua área de atuação. Esse o nosso compromisso”, comentou explicando que estas discussões somente ganharão corpo após a realização do segundo turno das eleições, em 30 de outubro.

“O nosso maior cabo eleitoral é o nosso currículo, é nossa história, o nosso comportamento como presidente nos últimos dois anos, onde nós colocamos o poder legislativo a disposição de todos os deputados, independente da convicção política, partidária, posição, situação. Os deputados se sentiram deputados de fato e tiveram todas as oportunidades e condições por parte da mesa diretora que não fez nenhum tratamento diferenciado. Isso nos traz o conforto e reconhecimento por parte dos colegas deputados que já foram reeleitos no sentido de declarar apoio a nossa eleição”

Ele disse ainda que a votação nas urnas não tem peso sobre a decisão dos deputados sobre quem será escolhido para a Presidência da Assembleia. 

“ Na Assembleia, o que pesa muito é relacionamento, é palavra. Estamos conversando e temos uma boa aceitação entre os deputados que foram reeleitos além de termos amizade com alguns deputados que foram eleitos para o primeiro mandato. Estamos confiantes” finalizou.