Cotidiano

Espaço atenderá famílias em vulnerabilidade no Vila Jardim

Centro de Atendimento Social tem como finalidade atender as famílias em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal, sendo um instrumento de integração das políticas públicas

O governo estadual inaugurou o CAS (Centro de Atendimento Social) do residencial Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite, na zona Oeste de Boa Vista. O local visa atender as famílias em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal, sendo um instrumento de integração das políticas públicas.

A unidade é administrada em parceria com Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) e PMRR (Polícia Militar de Roraima).

O espaço será utilizado como suporte para ações institucionais e de cidadania, com uma unidade permanente da PM atuando 24 horas. O CAS também vai facilitar os serviços de licenciamento e até retirada da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e as ações e serviços oferecidos pela Setrabes, que incluem política de emprego, geração de renda e esporte.

A primeira-dama e secretária extraordinária de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social, Simone Denarium, ressaltou que a unidade é um suporte a toda comunidade do Vila Jardim no acesso às ações institucionais de três importantes pastas estaduais.

“O CAS vai ajudar a reconstruir projetos de vida, na busca de autonomia individual, de cidadania, além de contribuir na orientação e preparação dos jovens e da comunidade no mercado de trabalho com inclusão produtiva e na prevenção da dependência química e criminalidade”, declarou.

O comandante geral da PMRR, Coronel Francisco Xavier, destacou que a PM será “um suporte permanente atuando em duas frentes importantes no Vila Jardim, sendo o primeiro auxiliando na segurança de todo o residencial e o principal de todos que é apresentar as nossas ações de cidadania trabalhando com a juventude na preparação de cidadãos de valor à sociedade”.

A titular da Setrabes, Tânia Soares, enfatizou que além de todas estas finalidades, a unidade cumpre a função de proteger e estimular o empoderamento social, motivar a habilidade empreendedora e de trabalho em equipe, oportunizar espaços de reflexão sobre a convivência familiar e comunitária com a parceria de instituições que irão agrupar este espaço de cidadania.

“Nossa contribuição será efetiva neste espaço que vai reunir inúmeras ações positivas em benefício da comunidade do Vila Jardim. Estamos consolidando um projeto iniciado em 2019 e agora passa a ser permanente com inúmeros serviços de cidadania, aliando também o esporte e a música neste grandioso espaço”, disse.