Cotidiano

Roraimenses ganham medalhas de bronze na competição

Três equipes de estudantes ganharam bronze na competição que teve mais de 10 mil participantes

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) esteve entre os grandes vencedores da 7ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB).

Os alunos e professores roraimenses conquistaram hoje medalhas de bronze na ONHB, durante cerimônia de premiação no Ginásio Coliseu, do Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, na cidade de Campinas (SP).

A competição começou com cerca de 10 mil equipes de todo o Brasil e apenas 300 foram pra final, entre elas sete equipes de Roraima, das quais três ganharam medalhas. 

Ganharam medalhas de bronze as equipes “Seguidores de Caronte”, composta por Gabriel Morgado, Guilherme Morgado e Ana Caroline dos Reis Dantas; “Delícia Rangers” formada por Allef Lucas de Freitas Coutinho, Bruno Monteiro de Andrade e Marcos Silva Cardoso Junior; e “Os Efóros”, formada por Juliana Orihuela, William Oliveira da Costa e Silva, Nick Wesley dos Santos Level Silva.

A competição que tem sido um sucesso entre alunos e professores de todo o país foi elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

A Olimpíada possui formato original, sendo realizada por equipes compostas por três pessoas: três estudantes (oitavo e nono anos do ensino fundamental e qualquer ano do ensino médio) e o professor orientador.

As cinco fases online duram uma semana cada uma, e as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e com os professores.

Desde a primeira edição existe uma fase final para 1200 finalistas, que vão até a Universidade Estadual de Campinas onde realizam uma prova dissertativa, e aguardam o resultado e entrega de medalhas logo no dia seguinte.

Na oportunidade também conhecem e confraternizam com estudantes e professores de história de todos os estados do Brasil.

A 7ª Olimpíada Nacional em História do Brasil trouxe também o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas muito especiais.