A Copa do Mundo de 2022 está chegando! Com a possibilidade de trazer a quinta vitória do Brasil na copa mais importante de futebol de seleções, a Copa do Mundo começará no dia 20 de novembro e terá seu encerramento no dia 18 de dezembro. O Catar, que sediará a copa, já se preparou para os jogos, que serão distribuídos entre 8 estádios, e apenas 1 deles existia quando o país foi escolhido para receber o evento (no ano de 2010).
Os estádios, portanto, foram totalmente construídos para a Copa do Mundo de 2022 e tiveram suas localizações estrategicamente escolhidas. Confira mais detalhes abaixo!
Estádio Al-Bayt
Localizado para atender o litoral nordeste do Catar, a 35 quilômetros da capital Doha. Ele tem capacidade para receber 60 mil pessoas e, por isso, será o palco da abertura da Copa do Mundo, com o jogo inicial entre a seleção dona da casa contra o Equador, no dia 20 de novembro.
Infelizmente, por conta da distância, o local é de mais difícil acesso aos torcedores, e os meios de transporte ficam restritos a ônibus ou táxi.
Estádio Internacional Khalifa
Único estádio que já existia antes da escolha do Catar para sediar a copa, o Khalifa foi reformado em 2017 para ter um aspecto mais moderno e mais acolhedor aos torcedores. Lá, foram disputados os Jogos Asiáticos e alguns jogos do Mundial de Clubes da Fifa, em 2019.
Ele comporta mais de 45 mil lugares e tem um acesso mais fácil.
Estádio Al-Janoub
Inspirado nos cascos dos barcos de pesca de pérolas, esse estádio tem um formato diferente e moderno – sua arquitetura carrega a história da Península Arábica. O estádio foi inaugurado na final da Copa do Emir, em 2019, e comporta 40 mil lugares.
Estádio Education City
Considerado um dos estádios com mais fácil acesso, o Education City está entre campus universitários e possui uma arquitetura interessante, que é similar a uma silhueta. A capacidade do Education City é de 40 mil lugares, porém a sua capacidade será reduzida pela metade após a Copa do Mundo.
Estádio Ahmad Bin Ali
Com uma linha de metrô especialmente criada para chegar até este estádio, diretamente de Doha, o Ahmad Bin Ali fica localizado perto do deserto, em uma cidade histórica. Sua capacidade é uma das maiores da copa, com 60 mil pessoas.
Estádio Al-Thumama
Inspirado no chapéu tradicional dos homens da região do Catar, o “taqiyah”, o estádio abrigará o primeiro jogo “para valer” da copa, no dia 21 de novembro. Sua capacidade é de 40 mil lugares, que também serão reduzidos para a metade para sediar uma clínica do esporte e um hotel após a copa.
Estádio 974
O número 974 está ligado ao prefixo telefônico internacional do Catar e também à quantidade de containers usados para construir o estádio, que tem uma arquitetura moderna com materiais reutilizados. Sua capacidade é de 40 mil lugares, e fica próximo ao mar. O estádio será totalmente desmontado após a copa.
Estádio Lusail
Sem dúvidas, o maior estádio dos que foram construídos para a copa, o Lusail sediará a final da Copa do Mundo 2022, no dia 18 de dezembro. Localizado em uma cidade exclusiva para o evento (Lusail), o estádio foi inaugurado em setembro deste ano para a Supercopa Lusail. Sua capacidade é de 80 mil lugares.