Política

Projeto de Lei quer permitir auditoria da propaganda eleitoral

Segundo o texto, as emissoras de rádio e TV deverão apresentar relatório semanal das propagandas e manter gravação de todas as veiculações

O Deputado Federal Nicoletti, presidente do União Brasil em Roraima, apresentou hoje, 26, Projeto de Lei que tem por objetivo estabelecer mecanismos de controle e auditoria, para a Justiça Eleitoral e para os Partidos Políticos, da veiculação da propaganda eleitoral gratuita pelas emissoras de rádio e de televisão.

Segundo Nicoletti, atualmente existem falhas na fiscalização e acompanhamento da veiculação da propaganda eleitoral gratuita pelas emissoras de rádio e de televisão, conforme demonstrado inclusive por auditorias realizadas por empresas especializadas, bem como declaração de servidores da própria Justiça Eleitoral.

Caso aprovado, o projeto dará maior transparência e criará mecanismos para fiscalização e auditoria da propaganda eleitoral gratuita.

A proposta cria a obrigatoriedade das emissoras de rádio e de televisão apresentarem, semanalmente, relatório detalhado contendo os dias e horários de veiculação das mídias de cada um dos candidatos.

O Projeto estabelece, ainda, que as emissoras de rádio e de televisão deverão manter, por no mínimo 120 (cento e vinte) dias após o término das eleições, mídia contendo a gravação ininterrupta de sua grade completa de programação durante todo o período de veiculação da propaganda eleitoral gratuita, para possibilitar o controle e auditoria da Justiça Eleitoral e dos Partidos Políticos.