Cotidiano

Meta é vacinar 25 mil crianças contra a Pólio em Boa Vista

As crianças menores de cinco anos devem ser imunizadas contra a Poliomielite. A 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio teve início no sábado, 15, e será realizada até o dia 31 deste mês. As vacinas serão aplicadas nos postos de saúde.

Em Boa Vista, para evitar o contágio e a transmissão dos vírus, a pretensão é manter o alto nível de atendimento. “A meta é vacinar aproximadamente 25 mil crianças contra a poliomielite. Em relação à multivacinação, não há um número determinado. A ideia é haver um grau elevado de prevenções, evitando o acúmulo de quem não recebeu o tratamento”, informou a Prefeitura de Boa Vista.

Conforme o Ministério da Saúde, a vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. “Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma é a prevenção. É recomendada até mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia”, afirmou.

Em caso de infecções agudas, febre acima de 38°C ou tenha hipersensibilidade (alergia) a algum componente do remédio, o Ministério da Saúde recomenda que os responsáveis consultem um médico para avaliar a situação.

Durante a campanha, haverá a oportunidade de atualizar o cartão de vacina. Profissionais irão avaliar e alertar os pais sobre as providências a serem tomadas para agendar novas vacinas, caso necessário, contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria, tétano, entre outras.

DOENÇA – A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Quando há infecção, na maioria das vezes, o cidadão não vai à morte. Entretanto, contrai sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível. É causada pelo poliovírus e a infecção ocorre, principalmente, por via oral. (B.B)