Neste domingo será realizada a votação para o segundo turno entre os candidatos Jair Bolsonaro e Lula da Silva. Nova Zelândia é o primeiro país a iniciar a votação para o segundo turno, que começa antes devido o fuso horário com diferença de 16 horas. No país, são 2.951 mil brasileiros aptos a votar em território neozelandês, distribuídos em 4 seções.
Em seguida, brasileiros residentes na Austrália, Japão e Coreia do Sul poderão votar.A votação fora do território nacional é organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), com o apoio dos consulados ou das missões diplomáticas em cada país.
Brasileiros na Nova Zelândia são os primeiros a votar (Foto: TSE)
Cerca de 697 mil brasileiros com domicílio eleitoral no exterior estão aptos a votar em 2022 exclusivamente para os cargos de presidente e vice-presidente da República. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número é 39,21% maior que o da última eleição, em 2018, quando ultrapassou 500 mil.
Lisboa é a cidade com maior quantidade de brasileiros habilitados a votar, com 45,2 mil eleitores. Em seguida aparecem Miami e Boston, ambas nos Estados Unidos, com 40,1 mil e 37,1 mil eleitores, respectivamente.