Economia

Programa de afiliados deve ser tendência no Brasil

Estratégia pode ser mais vantajosa para lojistas e empreendedores

Responsáveis por grande parte de todo o fluxo de dinheiro que é transacionado em e-commerce, os programas de afiliados devem ser uma tendência também no Brasil. Essa é uma estratégia de web marketing muito eficaz, que ficou popularmente conhecida no fim da década de 90 e início dos anos 2000.

Mas como funciona? Quando você realiza um cadastro em um site, você recebe um link de um afiliado. É com esse link que é possível identificar qual é o cliente que entra e se cadastra no site por meio de indicação. Essa indicação pode ser feita de várias formas, seja via sites, redes sociais ou e-mails.

Nos Estados Unidos, o programa já está estabelecido e consolidado. Mas, no Brasil, esta ainda é uma tendência que tende a crescer no decorrer dos anos. Em 2014, o sistema de vendas realizado por programas de afiliados correspondeu a 2% das vendas online nacionais. Já nos Estados Unidos esse total representa 23%.

E quais as vantagens de investir no programa de afiliados? Antes de tudo, é preciso entender que essa estratégia é mais um braço de vendas dentro do mercado digital. Ou seja, mais um artifício para conseguir crescer e atingir um número maior de consumidores. Uma vantagem, para os afiliados, é o baixo investimento. Não é preciso aplicar cifras milionárias, basta apenas promover os produtos da marca a qual se filiou. E ainda serão comissionados por isso.

Outro fator relacionado aos benefícios do programa consiste no crescimento do número de consumidores que realizam compras online ou que aumentaram o volume de compras no digital após a pandemia. É por isso que se deve aproveitar este público, que está cada vez mais inclinado às vendas online. Além disso, você pode ter um exército de pessoas divulgando um ou mais de seus produtos com custo apenas de quando for vendido. 

A possibilidade de criar promoções exclusivas gera benefícios para todas as partes, seja para a empresa, o consumidor ou para quem participa do programa de afiliados. O consumidor, por exemplo, pode ter descontos. Já quem se filiou pode, juntamente da empresa, ter o bônus de ter uma maior probabilidade de vender, por causa do preço mais baixo.

Grandes empresas já começaram a adotar essa estratégia. Por isso, é um bom momento para investir no gerenciamento de afiliados e assinantes. Estude o assunto, se intere sobre ele e planeje-se para promover as adaptações necessárias no modelo do seu negócio.