Variedades

Pesquisadora da alimentação indígena participa de Congresso Mundial

Evento tem o objetivo de consolidar o aspecto acadêmico, gastronômico e social sob o discurso da sustentabilidade e da saúde

A cozinheira e colunista da FolhaBV, Denise Rohnelt de Araujo, foi convidada para palestrar sobre o ingrediente mítico da Amazônia- A Mandioca, na terceira edição do congresso de gastronomia científica, Science & Cooking World Congress [Congresso Mundial de Ciência & Cozinha] em Barcelona, que será realizado nos dias 7, 8 e 9 de novembro. 

O evento que tem como tema “Ingredientes, tradição e inovação”, tem o objetivo de consolidar o aspecto acadêmico, gastronômico e social sob o discurso da sustentabilidade e da saúde. 

Como  pesquisadora da cultura alimentar indigena e amazônica, Denise irá falar sobre os tucupis amarelo e negro e da inovação desses ingredientes. Além disso, ela também irá participar de duas mesas redondas, uma como representante da Delegação da Amazônia e outra sobre “Sustentabilidade e Humanidade nas Cozinhas do Mundo”. 

Além da colunista, outra brasileira também se juntará ao evento. A confeiteira paulista Joyce Galvão, autora do livro “A Química dos Bolos”, tema de sua palestra no evento. Irá palestrar irá sobre os processos químicos nas produções de bolos para melhorar na produção dos confeiteiros.

Sobre o Congresso Mundial de Ciência & Cozinha de Barcelona:

O Congresso Mundial de Ciência e Cozinha é um evento internacional realizado em Barcelona e tem como objetivo explorar o enorme potencial da Gastronomia Científica para gerar um novo paradigma que contribua para a resolução dos grandes desafios sociais.

Evento é presidido por Pere Castells e organizado pelo Science and Cooking World Congress e pelas colaborações institucionais das Universidades de Barcelona e Parma, da Generalitat de Catalunya, do Parc a Taula, do Conselho da Cidade e da colaboração especial de Ciência e Culinária de Harvard. 

Este ano, sob o slogan “Ingredientes, Tradição e Inovação”. O evento vai girar em torno da promoção desses três pilares, sempre sob o aspecto da sustentabilidade. E traz consigo novas delegações como México, Síria, Reino Unido, Colômbia, França, Taiwan e China