Um investimento no valor de 45 bilhões de dólares foi o valor necessário para construir uma cidade do zero. Assim é Lusail, a cidade responsável por sediar dois jogos da copa do mundo, o de abertura e a final.
A cidade de Lusail foi totalmente projetada para a Copa do Mundo (Foto: Getty Image)
A cidade moderna possui zonas residenciais, shopping centers, lojas de luxo e de entretenimento, bem como praias e dois campos de golfe. Tem cerca de 35 km² e capacidade de acomodar até 250 mil habitantes. Para construir a cidade, foram necessários 40 mil trabalhadores.
O projeto já existe desde 2005, mas quando o país Catar escolhido como sede da Copa, o governo decidiu acelerar a construção (Foto: Getty Image)
Estádio de Lusail
No centro da cidade, o estádio de Lusail foi idealizado pelo arquiteto Albert Speer, já falecido (Foto: Getty Image)
A arquitetura do estádio, que tem fachada inspirada nas tigelas de tâmaras da época de ouro do artesanato islâmico, e iluminação feita para lembrar o fanar, uma lanterna local, conta com uma cobertura de painéis de energia solar (que vão alimentar o estádio e seus arredores) e acabamentos em prata, que impactaram muito no alto custo da construção, que ficou no valor de 2 bilhões de dólares.
O estádio Lusail será o responsável pela cerimônia de abertura e para a partida final da copa do Mundo (Foto: Getty Image)