A Secretaria Municipal de Saúde de Rorainópolis, no interior de Roraima, descartou o caso suspeito de poliomielite em uma adolescente de 14 anos. A suspeita havia sido notificada em agosto deste ano e a informação foi confirmada à FolhaBV nesta quarta-feira, 9.
“O exame de fezes solicitado apresentou resultados negativo, no dia 29 de setembro. Por outro lado o exame solicitado pelo IEC apresentou resultados positivos para a síndrome de Guillain-Barré, uma forma de polineuropatia que causa fraqueza muscular”, informou a secretaria em nota.
Ainda de acordo com a Pasta, foram atualizadas as cadernetas de vacinas dos familiares da adolescente e de pessoas próxima à família. A jovem permaneceu em observação pela equipe do Hospital Geral de Roraima (HGR) , apresentou boa evolução do quadro clínico e faz fisioterapia para recuperar os movimentos.
De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal para a doença em Roraima está em 53%, abaixo do recomendado pela Pasta, que é de 95%. Ao todo,26.602 doses foram aplicadas em crianças de 1 a 4 anos de idade. Em Rorainópolis, 98% do público-alvo foi imunizado.
Poliomielite
A Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral contagiosa que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.