O primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ocorre neste domingo, dia 13. Este ano, mais de 8 mil pessoas estão inscritas no exame em Roraima, conforme o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
No primeiro dia, além da redação, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.
Assuntos frequentes
Gramática e Redação
Uma das disciplinas abordadas na prova deste domingo é a Língua Portuguesa, por meio das questões objetivas e da redação. O professor Jordan Júnior destacou os assuntos que costumam ser mais cobrados.
“O Enem foca bastante na questão de texto. Conhecimento gramatical ajuda muito nas questões, mas nesse caso o foco maior para a gramática correta é para a redação, onde ele vai ser muito mais utilizado. Tanto é que a primeira competência da redação é a língua portuguesa”, afirmou.
“As questões objetivas vão ter um foco maior em interpretação de texto. Assuntos que mais vão cair provavelmente é concordância. Também é cobrado figuras de linguagem como hipérboles, metonímia, prosopopeia… eles utilizam para justamente saber se o aluno está sabendo produzir e interpretar um texto”
Confira no vídeo abaixo essa e outras dicas para a prova de Língua Portuguesa.
História
O professor da disciplina de História, Hudson Araújo, disse à Folha que a história do Brasil é um dos principais focos do Enem, em especial, as datas relevantes deste ano, como os 200 anos da independência do Brasil, por exemplo.
“Brasil Colônia é uma temática que cai bastante. Segundo Reinado, também, principalmente no que se refere a Guerra do Paraguai, enfaticamente a abolição da escravatura. O Brasil República, que é 1899 para frente, é muito importante também. Primeira República e posteriormente ditadura militar e o Estado Novo. Estava um pouquinho perdido, o ENEM estava um tempinho sem colocar Era Vargas e ditadura militar, mas voltou no ano passado e eu acredito que vão pautar esse ano novamente. Também pode ser cobrado sobre os 100 anos da Semana da Arte Moderna”, destacou o professor.
Hudson também deixou registrado algumas dicas na hora de realizar o exame.