Cotidiano

Câmara aprova paçoca e damorida como patrimônios culturais imateriais

Patrimônio cultural imaterial são as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que as comunidades reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural

A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou por 18 votos nesta quarta-feira (16) o Projeto de Lei que torna dois pratos típicos locais como patrimônios culturais imateriais de Boa Vista: a “maior paçoca do mundo” e a damorida. A proposta só depende da sanção do prefeito Arthur Henrique (MDB) para virar lei.

O projeto de autoria do vereador Bruno Perez (MDB) cita a definição da Unesco de que patrimônio cultural imaterial corresponde às práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.

O plenário também aprovou outros dois projetos, que agora seguem para a sanção: o que institui a preferência de vagas para irmãos na mesma escola municipal (Gildean Gari), e o que cria o programa municipal Rua da Minha Infância (Adnan Lima).

Paçoca

A ideia de criar a maior paçoca do mundo em Boa Vista surgiu em 2015. Naquele ano, a prefeitura municipal serviu gratuitamente 500 quilos da iguaria a mais de 20 mil pessoas. Desde então, anualmente, o recorde mundial é quebrado pela capital de Roraima – neste ano, foi servida uma tonelada e 131 quilos.

Diferente de outros estados, em que a paçoca é feita de amendoim, o prato roraimense é feito, geralmente, com ingredientes como carne de sol, cebola e farinha de mandioca. Publicada pela Folha, a coluna Letras Saborosas de 13 de junho de 2015, da jornalista Denise Rohnelt Araújo, ensinou a receita da iguaria.

Damorida

O prato é uma comida indígena preparada com peixes e caças e alguns tipos de pimentas. A damorida é servida em restaurantes regionais e tradicionalmente feita em panela de barro, confeccionadas por etnias indígenas locais. No YouTube, a colunista Denise Rohnelt, explica o passo a passo de como fazer o tradicional prato roraimense.