A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) emitiu nesta sexta-feira, 18, um alerta de circulação de subvariantes BQ.1 e BA.5.3.1, da Ômicron, e do aumento dos números de casos de covid-19 em Roraima. Até o momento, o estado não registrou nenhum caso de subvariantes da ômicron.
Apesar de ainda não ter casos de subvariantes da Ômicron, Roraima registrou 631 novos casos de covid-19 nessa quinta-feira, 17, de acordo com último boletim epidemiológico divulgado pela Sesau. O número de novos casos em 24h é o maior desde julho deste ano. Desde o início da pandemia, em março de 2020, o estado já registrou 176.919 casos e 2.175 óbitos em razão da doença.
Ainda de acordo com a Sesau, nove municípios roraimenses tiveram alta nos casos confirmados de covid entre a penúltima e aúltima semana de outubro: Alto Alegre, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caroebe, Mucajaí, Pacaraima, Sâo João da Baliza e Uiramutã. Na capital, o crescimento foi de 194%..
Subvariantes
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a BQ.1e a BA 5.3.1 são sublinhagens de BA.5, ambas são descendentes da variante Ômicron e carregam mutações na proteína spike.