Esporte

Técnico de Rafinha cita confiança apesar de altura da adversária

Se vencer Tamara Kubalová, a roraimense Rafaela Silva poderá garantir, no mínimo, a medalha de bronze. Mone Silva destacou a qualidade da brasileira, como o foco no título mundial, o preparo físico, a coragem e a tranquilidade durante a luta

O técnico da seleção brasileira de boxe, Amonio Silva, o Mone, disse estar confiante na vitória da pugilista roraimense Rafaela Silva sobre a eslovaca Tamara Kubalová, apesar da adversária ser mais alta que a brasileira. O combate da categoria leve (até 60 quilos), válido pelas quartas de final do Mundial Juvenil na Espanha, será às 13h15 (de Boa Vista) desta segunda-feira (21).

Em entrevista à Folha, o treinador destacou a qualidade de Rafinha, como o foco no título mundial, o preparo físico, a coragem e a tranquilidade durante a luta. Para ele, os atributos são suficientes para a atual campeã mundial escolar e campeã brasileira superar a europeia.

“Estou bastante confiante. Apesar de a adversária ser uma atleta difícil, a gente criou estratégia pra tentar aniquilar a distância, porque é uma atleta muito alta, com envergadura muito grande. A gente tem que trabalhar na média e curta distância por causa da envergadura da atleta, e não pode errar na parte tática”, avaliou.

Rafinha chega à luta desta segunda após vencer, na estreia, a heptacampeã irlandesa e campeã europeia juvenil Yasmin Meredith por decisão dos juízes. Se a brasileira vencer Tamara Kubalová, terá, no mínimo, a medalha de bronze garantida no pescoço.

“Essa é a nossa meta: sair com a medalha, qual seja a cor. Claro que, primeiro passa a ganhar o bronze e depois a gente pensa na prata, mas a gente está bastante confiante, claro que com o pé no chão, sem desprezar ninguém, em buscar essa vitória com fé em Deus”, declarou Mone Silva.

A adversária de Rafaela Silva, por sua vez, vem de duas vitórias neste Mundial (sobre a polonesa Anna Cyrek Aleksandra e a australiana Robinson Paige). A eslovaca é considerada uma das novas promessas do boxe de seu País, sendo campeã de torneios internacionais de base em 2021. Em 2022, a pugilista estrangeira conquistou a medalha de bronze no Campeonato Europeu Juvenil.