Cotidiano

Nível do rio Branco diminui quase pela metade em nove dias

Queda reflete a baixa no volume de chuvas dos últimos dias. Mas ao longo desta semana, o rio pode voltar a subir

Após atingir a marca de 5,85 metros de profundidade em Boa Vista no último dia 12, o rio Branco registrou diminuição de quase metade de seu nível. Nesta segunda-feira (21), a altura do principal curso d’água de Roraima está em 3,09 metros. A informação é da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), com base em dados da ANA (Agência Nacional de Águas).

A queda reflete a baixa no volume de chuvas dos últimos dias. Entre terça-feira (15) e sábado (19), choveu apenas 4,2 milímetros, segundo Caer e ANA. Mas ao longo desta semana, o rio pode voltar a subir.

Isso porque o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas na capital de Roraima. Até sexta-feira (25), a temperatura deve variar de 24 a 35 graus celsius (máxima que pode ser registrada nessa terça, dia 22).

Em virtude do grande volume de chuvas em pleno período seco, o nível do rio Branco chegou a engatar uma crescente consecutiva por 17 dias, a partir de 26 de outubro, data em que atingiu a marca de 2,7 metros, em Boa Vista.

A altura de 5,85 metros, atingida em 12 de novembro, foi a maior registrada na mesma data em relação aos anos que antecederam as sete maiores cheias históricas do Estado. A explicação dada por especialistas para esse volume de chuvas nesse período é a influência do fenômeno La Niña, responsável por esfriar, em larga escala, as temperaturas da superfície do Oceano Pacífico, e levar mais umidade e chuvas para regiões, como a amazônica.