Cotidiano

TRE e TJ de Roraima são premiados nacionalmente

Cerimônia do Prêmio CNJ de Qualidade 2022 ocorreu nesta terça-feira (22), em Brasília

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) e o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) receberam selo diamante do Prêmio CNJ de Qualidade 2022, ocorrido nesta terça-feira (22), no 16º Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Brasília.

A premiação reconhece os tribunais pela qualidade da gestão administrativa e judiciária, pela produção de dados estatísticos e pela transparência das informações. São avaliados quatro eixos: governança, produtividade, transparência e dados e tecnologia. 

O TRE-RR atingiu a pontuação de 85,95% e ficou em terceiro lugar na categoria tribunais regionais eleitorais e o TJ-RR, devido a pontuação mais alta, de 91,29%, ficou em primeiro lugar na categoria dos tribunais estaduais, recebendo também o selo de Excelência.

Os tribunais são avaliados sob o olhar do acompanhamento das políticas judiciárias, eficiência, gestão e organização de dados. Assim, em cada segmento de justiça, os tribunais são classificados em três categorias, a saber: “Diamante”, “Ouro” e “Prata”. O tribunal que mais se destaca entre todos os 90 e que atinge maior pontuação, é congratulado com o “Prêmio Excelência”. 

O Prêmio 

O Prêmio CNJ de Qualidade foi criado em 2019 em substituição ao Selo Justiça em Números, implementado em 2013. Os principais critérios de eleição se dividem em quatro eixos: governança; produtividade; transparência; dados e tecnologia. 

Todos os tribunais participam do Prêmio CNJ de Qualidade, incluindo os tribunais superiores, os 27 Tribunais de Justiça (TJs), os cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs), os 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), os 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e os três Tribunais de Justiça Militar (TJMs) dos estados. 

A premiação é anualmente conferida durante o Encontro Nacional do Poder Judiciário, espaço onde são reunidos todos os presidentes dos tribunais para debater e votar as Metas Nacionais do ano seguinte.