A delegação paralímpica de Roraima conquistou nessa quarta-feira (23), no primeiro dia da Etapa Nacional das Paralimpíadas Escolares 2022 suas primeiras medalhas. Foram 08 medalhas conquistadas pela delegação roraimense no primeiro dia da maior competição para jovens escolares com deficiência do mundo, em São Paulo, SP.
Ana Clara Linhares, da Natação, Classe S7, atleta revelação de 2022, conquistou 03 medalhas na Natação: 02 medalhas de Ouro, 25m livre e 25m Peito e ainda, Bronze nos 100m Medley. Ana Clara ainda tem boas chances de medalha nos 25m Costas e 25m Borboleta.
Pela manhã, Jorge Tortoledo, atleta do Atletismo, Classe F34, conquistou a medalha de Ouro no Lançamento de Pelota, Categoria A. Jorge lançou 10,06m, superando sua marca da regional Brasília (8,58m). Jorge ainda disputará o Arremesso de Peso, onde possui a melhor marca do Brasil em 2022, na Classe F34 Categoria Sub-14.
Kauã Santos, Classe S8 e SB7 da Natação, conquistou 03 pratas: 100m Peito, 200m Medley e ainda 50m Livre. Kauã ainda cai na água nos 100m livre na sexta-feira.
Lucas Peres, conquistou a Prata nos 100m Peito (Classe SB4) e Bronze nos 50m livre (Classe S5). Lucas ainda compete nos 100m livre.
“Começamos com ótimos resultados, melhorias nas marcas e tempos demonstram que os treinamentos estão no caminho certo. O empenho dos alunos e professores está gerando resultados positivos que credenciam o estado de Roraima no cenário nacional, mas sabemos que temos muitos alunos com potencial para representar o estado de Roraima e vamos buscar ampliar a participação dos alunos com deficiência do estado”. Destacou o Professor Dr. Vinícius Denardin Cardoso, Chefe de Delegação de Roraima.
Outros resultados
Luana Batista, Classe S14 da Natação ficou em 4º lugar nos 200m livre. Luana ainda compete nos 100m livre e 100m costas.
O atleta Roderick Querales do Parabadminton (Classe SL3) estreou com derrota no grupo e buscará a reabilitação nesta quinta-feira (24). Cleverton Menezes da Bocha Paralímpica (Classe BC1) perdeu seu primeiro confronto e entra em quadra novamente nos próximos dois dias de competição.
No atletismo, os estudantes são treinados pela professora Ana Kesia Neves. Na natação, o treinador é o Prof. Mateus Antony, ambos do Centro de Referência Paralímpico de Roraima (UERR/CPB). No Parabadminton, o treinador é o Prof. João Gabriel Magalhães e na Bocha paralímpica, os atletas são treinados pela professora Adriana Vasconcelos do Centro Integrado de Atenção a Pessoa com Deficiência.